Um pouco em cima da hora venho desejar um Feliz Natal e um Bom Ano Novo de 2026
Desta vez seleccionei um vitral com a Sagrada Família dum sítio da internet.
Quando andava no 4º ano do liceu, equivalente ao agora 8º ano sugeriram que fizéssemos um vitral evocativo da época natalícia. Se tivesse visto este julgo que seria uma boa inspiração para fazer algo mais simples.
Na ausência de qualquer pista acabei por fazer a pintura em guache que mostro a seguir, onde já se nota a minha atracção pela geometria.

3 comentários:
Boas Festas também aqui no blogue para o JJ e família.
Acho que o vitral está ótimo, eu não o simplificaria, só o modificaria num pormenor, mas que é um 'pormaior'; quando se está de frente, é N Senhora que deve estar à esquerda (o lugar mais importante depois do do Menino, ao centro e que é a personagem principal) e S José à direita. É que, entre os dois, o primeiro lugar é o de N Senhora, mãe do Salvador, que, segundo as Escrituras, aceitou esse encargo com as palavras que disse ao anjo: 'Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se segundo a Vossa vontade'. O S José foi só um 'ajudante', mas o seu papel é muito enaltecido pela Igreja por ter aceite a situação e criado Jesus, a quem ensinou o seu 'métier' de carpinteiro.
Este erro vê-se bastante nos presépios de rua ou nos centros comerciais.
Agora com uma ponta de humor; Isto não é muito diferente do que se passa hoje na mentalidade urbana 'woke', em que as mulheres são as fortes e equilibradas e os homens relegados para o papel secundário ou mesmo de idiotas; basta ver muitos filmes dos últimos anos e também muitos anúncios nas TVs...
Não sou especialista em vitrais, mas gosto muito dos vitrais góticos das catedrais francesas e até da pequena maravilha que é a Sainte Chapelle de Paris. São legados artisticos do cristianismo.
Bom ano, Amarante dos Santos
No caso vertente e segundo as escrituras, o S. José teve uma papel MESMO muito secundário...
Enviar um comentário