2025-12-15

Casa Antropomórfica

 

De vez em quando recebo emails de propaganda da "The Architectural Review", devo ter subscrito em tempos alguma newsletter embora não tencione fazer assinaturas da revista.

Desta vez aparecia a capa do próximo número com uma fotografia dum casario de Kyoto em que no centro aparecia uma casa antropomórfica como se vê a seguir

  

Este género de urbanismo, razoavelmente frequente no Japão, suscita-me a observação que "na Europa não se vêem cidades assim" observação contrariando as afirmações sobre a inexistência da Europa. A Europa tem muito valores, práticas, tradições, etc. comuns de que tomamos consciência quando saimos do continente europeu.

Entre vários pormenores achei diferente a presença dos espaços que separam os prédios um dos outros, uma distãncia à volta duns 10 a 20 cm como se pode constatar na imagem.

Foi fácil chegar a esta foto no Google Maps procurando "Face House" em Kyoto

 

e também a uma vista da rua (Koromonodara-dori, Tatedaionjicho, Nakagyo Ward, Kyoto, 604-0012, Japan) onde se situa

  

 

Esta casa foi projectada pelo arquitecto Kazumasa Yamachita e pela sua excentricidade dá uma certa alegria à rua Koromonodara onde se situa, rua também muito diferente das ruas de cidades europeias.

O local fica a uns 1,6km a pé duma loja de caixas Bento situada na rua Rokkaku (coordenadas 35.00733056,135.76663056) rua onde também existe uma loja de leques japoneses que referi em tempos.

 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Júlio, Aprecio a tua curiosidade! Começo por te dizer que fui assinante desta revista desde 1980 até 2022/23... Penso até que já foi publicada há uns anos. Deixei de assinar a revista porque o preço já rondava os 250,00€/ano e nos últimos anos que assinei, a maior parte dos artigos falavam pouco de Arquitectura, pura e dura o ue contribuiu para a minha decisão de terminar a assinatura. Mas sobre a arquitectura antropomórfica, corrente que não terá tido grande expressão, se não me engano, há uma loja em Viena de Áustria com apontamentos desta casa em Kioto, ou vice-versa.

ANTÓNIO ROCHA LOBO disse...

O comentário anterior é meu.