2024-07-08

Procura de um lugar de uma foto usando o Google Imagens

 

Há um ou dois dias, ao passar pelas fotos de uma viagem de carro, que a família fez aos castelos do Loire em 1991, tentei localizar onde tinha tirado uma das fotos.

Pela sequência parecia-me ter sido em Saintes, uma pequena cidade onde tínhamos pernoitado. Fui à procura de imagem da catedral de Saintes, e não só existia uma catedral como o topo da torre coincidia com a da foto em questão.

Fui então à procura da rua de onde se veria a catedral da mesma forma e, depois de talvez uma hora usando a street view do Google Maps, concluí que seria na Rue Alsace Lorraine.

Contei o sucesso e perguntaram-me se tinha sido a partir do Google Imagens e eu disse que não, porque tenho tido sucesso na pesquisa de quadros conhecidos e de edifícios notáveis mas não de uma rua anódina de França.

Depois fiquei com curiosidade de verificar a performance do Google Imagens neste caso cortando a parte da foto em que apareciam os familiares. Na primeira tentativa o Google não encontrou logo o local porque não incluíra a torre da Catedral na parte pesquisada da imagem. Porém quando estendi a área da foto a pesquisar incluindo a torre da catedral descobriu imediatamente que se tratava duma vista a partir da Rue Alsace Lorraine, como se pode constatar na figura seguinte

 

Constato assim que a característica que permitiu ao Google localizar a origem da foto neste caso foi precisamente a que me tinha guiado na confirmação de Saintes, isto é, a forma peculiar do topo da torre da catedral. A partir daí o Google foi muito mais rápido do que eu. Vou passar a usar o Google Imagens ainda mais.


 

3 comentários:

João Brisson disse...

Tiveste sorte, mesmo muita!
Outro dia tinha a imagem que, depois, confirmei ser a da catedral de Antuérpia e o google insistiu que era Cambridge

jj.amarante disse...

Ai,ai, se calhar houve aí um plágio dum arquitecto.

João Brisson disse...

Não houve plágio
E hoje entre as respostas certas para o edifício que alojou a organização da America Cup no porto de Valência , apareceu o seguinte

Highrise of the European Court of Justice in Luxembourg

Tiro mesmo o certeiro!