2023-10-14

Lisboa e Gaza


Andei no liceu de 1959 a 1966 e lembro-me de nas aulas de Religião e Moral o professor, que era um antigo seminarista que não fora ordenado padre, sempre que falava de Israel desenhava a faixa de Gaza, se bem que nessa altura sem a limitação a Sul da fronteira com o Egipto.

Tenho ouvido ultimamente que a Faixa de Gaza seria o sítio mais densamente povoado do planeta. Esta afirmação suscitou-me dúvidas pois nessa área habitam cerca de 2,2 milhões de palestinos, numa área de 367km2 dando uma densidade populacional de 6000 habitantes por km2 .
Por exemplo Hong-Kong ocupa, incluindo os novos territórios, cerca de 1000km2 , onde vivem 6 milhões de pessoas, dando uma densidade parecida com a de Gaza.

Foi verificar no Google Earth a extensão do território da faixa de Gaza e delimitei uma superfície incluindo Lisboa e alguns arredores com uma área idêntica àquela faixa de que mostro os mapas respectivos

 



 

 
Recorri depois à Wikipédia para ver uma lista de concelhos de Portugal com a respectiva população em 2021, a este para ver a área de cada município e à Associação Nacional de Municípios Portugueses para aceder ao mapa de Portugal com as fronteiras dos concelhos

Com a consulta dos dois primeiros sítios elaborei esta tabela com áreas, populações e densidades de Pop./km2

 


e no sítio da Associação de Municípios retirei uma secção do mapa contendo concelhos adjacentes a Lisboa com as cores: Amadora-turquesa, Lisboa-laranja, Odivelas-amarelo e Oeiras-verde

 


constatando-se que o conjunto dos concelhos Amadora+Lisboa+Odivelas+Oeiras têm uma densidade superior à de Gaza. A faixa de Gaza tem alguma área dedicada a actividades agrícolas, áreas muito diminutas nos concelhos que escolhi, caso tivesse incluído Cascais a densidade do conjunto Lisboa e alguns arredores já seria inferior à de Gaza.

O maior problema da faixa de Gaza é o seu completo isolamento quer do interior do pais de onde poderia vir alguma água (como a de Lisboa que vem da bacia do rio Zêzere), quer da ausência de um porto livre através do qual  poderiam comerciar e importar combustíveis para a produção de electricidade e para exportar alguns produtos. E por último a enorme dificuldade de atravessar as fronteiras, quer por Israel quer pelo Egipto que tão pouco autoriza a movimentação de palestinos.

Por isso a recomendação de Benjamin Netanyahu aos palestinos para que saiam rapidamente de Gaza é no mínimo completamente incompreensível.

Talvez eu tenha ouvido apenas “”The Israeli military has urged all people in Gaza City to leave their homes "for their own safety", in a strong suggestion it is set to begin a ground assault.”, significando que será mais seguro estar e dormir ao ar livre do que dentro de casas, presumo que estar dentro duma tenda também poderá ser perigoso.

A recente carnificina feita pelo Hamas em território israelita não tem qualquer justificação. Hà muitos anos que considero que os terroristas são pessoas más cujo principal objectivo é fazer mal a outros seres humanos e que por vezes recorrem a umas desculpas políticas/religiosas para cometerem os actos hediondos que os satisfazem.

No entanto, também aprendi que as ferramentas bélicas actualmente existentes, como por exemplo bombardeamentos aéreos, permitem executar com menor dificuldade, porque não se vêem as vítimas a morrer, actos também hediondos de matança de inocentes que tiveram o azar de viver próximo de terroristas e que têm reconhecidamente dificuldade de sair de onde vivem.

Sem comentários: