2023-01-18

 Drones Indianos na Agricultura


Ao passar pela BBC World News reparei numa breve notícia referindo o uso de drones na agricultura indiana. O filminho não está directamente acessível usando a imagem que mostro a seguir, dum drone voando sobre um campo agrícola mas pode ser visto usando este link.


No filme um agricultor refere que os trabalhadores dos campos estão a abandonar a agricultura para trabalhar na indústria e em escritórios e é actualmente mais dificil recrutar trabalhadores agrícolas, constatando-se a migração de trabalhadores do sector primário para os sectores secundário e terciário, como já acontecera noutros países.

Perante essa falta de mão-de-obra o agricultor começou a usar drones na sua propriedade, estando muito satisfeito com os resultados obtidos, referindo que o uso destes aparelhos, que podem ser alugados, constitui uma alternativa económica mesmo para propriedades de pequena dimensão que não tinham acesso a pulverização aérea.

No filme referem que os drones permitem reduzir o uso de pesticidas e de fertilizantes, reduzir a quantidade de água usada em irrigação, semear, aumentar a área de intervenção em relação a um trabalhador manual e/ou fazer a mesma tarefa em menos tempo.

Existem actualmente mais de 100 empresas indianas recentes fabricando drones, uma boa parte para dar apoio à agricultura, o que além de ser uma boa notícia, mostra que os drones podem também ter aplicações utilíssimas, não se restringindo às tomadas de vistas aéreas a baixo preço e aos ataques militares.

Como tenho pouco contacto com a agricultura não tinha até agora ouvido muitas referências ao uso de drones nas actividades agrícolas em Portugal.

Googlei (drones usados na agricultura) e fui dar a este sítio de uma empresa que presumo ser de origem espanhola, onde mostravam este campo de arroz no Japão com um drone a sobrevoá-lo quando o campo ainda está na fase “aquática”.

 

Apreciei a presença da perturbação na água, devida ao vento criado pelas hélices do drone, bem como a posição simétrica do drone e da sua imagem na superfície aquática. Na primeira imagem deste post também se nota a perturbação nas plantas do campo cultivado causado pelo vento do drone.

No texto deste sítio usam frequentemente o termo “Agricultura de precisão”.

1 comentário:

João Brisson disse...

Provavelmente, irão impactar nos serviços de aeronáutica agrícola que existem há muito tempo.
Mas não estou a ver como os drones poderão ser usados nas enormes extensões agrícolas como existem nos EUA.
Será com enxames de drones robotizados?