2022-04-10

De Lisboa a Vladivostok ou o Sonho de Medvedev



No Diário de Notícias com data de 05 Abril 2022 11:51 consta que:
«
O aliado de Vladimir Putin e antigo presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, sugeriu que o objetivo de Moscovo é "a paz das futuras gerações de ucranianos" e construir finalmente "uma Eurásia aberta entre Lisboa e Vladivostok".
»

Medvedev ainda não terá um plano de invasão da Europa ocidental mas revela-nos que tem este sonho, provavelmente partilhado por Putin. Afinal, nem sempre “Quando um homem sonha o mundo progride e avança”, existem sonhos bons, sonhos assim-assim e sonhos maus, como este revelado por Medvedev.

Usei parte do mapa que mostrara num post anterior para ilustrar o sonho da expansão russa. Incluí naturalmente também todas as repúblicas que fizeram parte da antiga União Soviética bem como a Turquia para que o mar Negro passasse a ser um grande lago russo, a Síria pois já lá existem bases militares russas e já agora o Líbano para aumentar um pouco a costa mediterrânica.

Esta é a verdadeira ambição da Rússia em relação à Europa ocidental, que tenta realizar começando com a invasão da Ucrânia.
 


É caso para dizer que em boa hora Portugal se integrou na NATO e que compreendo perfeitamente a pressa com que os países do Leste da Europa se quiseram integrar nesta organização militar defensiva, dada a agressividade da sua vizinha Rússia.

Essa “expansão” foi suscitada pelas invasões que a URSS fez e/ou ameaçou aos seus vizinhos tais como a segunda repartição da Polónia na sequência do pacto de não agressão celebrado em 1939 entre Stalin e Hitler, a absorção dos Estados Bálticos no fim da guerra 1939-45, a invasão da Hungria em 1956, a invasão da Checoslováquia em 1969, as ditaduras comunistas na Bulgária e na Roménia.

E discordo da opinião da China que esta acção foi em parte provocada pela expansão da NATO aos países europeus do Leste. Como argumenta o ex-presidente Bill Clinton em “I Tried to Put Russia on Another Path” na revista “The Atlantic”, não foi a NATO que se moveu para Leste, foram os países de Leste que se quiseram juntar ao Ocidente.

Nada pode justificar esta guerra de agressão iniciada pela Rússia,  ridiculamente eufemizada como “Operação Militar Especial”, violando as fronteiras internacionalmente reconhecidas de um país soberano.


1 comentário:

Anónimo disse...

Azovstal, Sun Tzu e a Vulnerabilidade do Ocidente Face ao Eixo Sino-Russo:

https://toranja-mecanica.blogspot.com/2022/04/azovstal-sun-tzu-e-vulnerabilidade-do.html