2022-03-04

Resolução da ONU contra a invasão da Ucrânia de 2/Mar/2022

 

 A invasão maciça da Ucrânia pela Rússia foi uma surpresa para mim. Por um lado desprezei os avisos dos serviços de informação americanos, em quem não acreditava desde a invasão do Iraque em 2003 por uma coligação liderada pelos EUA, por outro porque considerava Putin um ditador adepto de cálculo racional, se bem que os ditadores mais cedo ou mais tarde abandonem esse tipo de cálculos, só não se sabe quando.

Deng Xiao Ping mostrou grande sabedoria ao limitar a 2 o número de mandatos, de 5 anos, do presidente da China, que me levou a dizer, na última frase de um post comprido, quando essa limitação foi removida: "Considerando o enorme peso que representa a condução dum país com a China, esta decisão de prescindir da limitação de dois mandatos parece-me muito imprudente. Custa acreditar que o país não consiga encontrar um líder excelente a cada 10 anos, precisando de continuar a depender dum líder que vai envelhecendo. ".


Concordando inteiramente com o texto da Resolução da ONU contra a invasão da Ucrânia pela Rússia aprovado por maioria esmagadora de países (141 a favor, 35 abstenções e apenas 5 contra) em 2/Mar/2022 que consultei aqui, surpreendeu-me que países com tanta população como a China e a Índia se tivessem abstido de aprovar um texto que me parecia tão indiscutível.

Já tenho manifestado o meu desconforto com a noção de país, usando a mesma palavra para duas realidades tão diferentes como, por exemplo, Portugal e a China. Não contestando a validade das votações da ONU fiz um pequeno exercício de contagem.

Assim obtive na Al Jazzeera a imagem do painel de votação da ONU como segue:

 


representada neste mapa

 




Numa folha de cálculo com os valores da população de todos os países, que fui buscar ao Worldometers,  omiti os países com menos de 1 milhão de habitantes, incluindo contudo o Djibuti que estava quase lá.

Assim, em vez do total de 193 países considerei apenas 160 mas estes representam 99,80% da população mundial.

Resolução ONU 2/Mar/2022 por percentagem da população mundial
 

           Percentagem Países
Contra         2.59%      5
Abstenção     50.85%     35
Não votaram    3.87%     12
A Favor       42.49%    108 (não constam os com menos de 1 milhão)
----------------------------
Total:         99.80%   160

Dá que pensar.


1 comentário:

Ferreira de Almeida disse...

Olá Zé,
Um comentário e uma observação pertinente.
Contudo se analisarmos por outro prisma a Europa estás empre em desvantagem pois a China e a Índia têm tanta população como metade do mundo...será que nos devemos resignar por sermos poucos?