2022-03-15

Rasputitsa

 

Vi pela primeira vez esta palavra "Rasputitsa" neste post do Delito de Opinião, trata-se de designação de condições meteorológicas que ocorrem regularmente no início da Primavera e do Outono que transformam planícies russas e ucranianas num mar de lama, criando dificuldades a quem se tem que deslocar, como por exemplo aos exércitos em movimento.

A Wikipédia tem um post sobre este tema, com algumas imagens, referindo as dificuldades sentidas pelos exércitos de Napoleão e de Hitler quando invadiram respectivamente a Rússia e a União Soviética.

Também vi a imagem que mostro a seguir neste sítio. Possivelmente será de um tanque russo actualmente na Ucrânia. 



3 comentários:

Ferreira de Almeida disse...

O PUTIN pode destruir e levara Ucrânia a capitular mas por mais que faça a sua imagem e a imagem do exército RUSSO está totalmente prejudicada.
David contra Golias e afinal o Golias é um gigante com pés de barro. Tem de pedir ajuda aos Sírios, aos Chineses, aos Chechenos...está atrapalhado senão não fazia o que faz. Tem um exército enorme e afial basta um David para lhe causar problemas e fazer perder muito material e vidas humanas. Um exército desorganizado, sem logística, com pouca estratégica que nem conhece bem o terreno do teatro das operações.
Na Rússia muitos exércitos foram derrotados pelo clima, agora são os RUSSOS que se derrotam a eles próprios com o clima que também é o deles.

Toranja Mecânica disse...

Ucrânia - Esta Guerra Não é de Agora e Quem a Criou Controla a Narrativa:

https://toranja-mecanica.blogspot.com/2022/03/ucrania-esta-guerra-nao-e-de-agora-e.html

Toranja Mecânica disse...

Caro Ferreira de Almeida, aconselho-o a informar-se melhor sobre aquilo que realmente é, o que fazem e em que consistem as Forças Armadas da Federação Russa, em lugar de acreditar na propaganda que está a ser veiculada pelos media ao serviço de Washington:

https://toranja-mecanica.blogspot.com/2021/04/os-eua-sao-hoje-uma-potencia-militar.html

https://toranja-mecanica.blogspot.com/2022/03/e-assim-que-os-militares-russos-tratam.html