2019-12-04

Medronheiro nos Olivais Sul


"Pelo fruto se vê a árvore", diz na Bíblia, conselho adequado para os espíritos mais práticos, focados na contribuição alimentar de cada espécie vegetal. Nestes tempos, em que os citadinos encontram os seus alimentos na maior parte das vezes nas prateleiras dos supermercados, as árvores nas cidades têm um papel mais decorativo e de fixação do carbono a partir do anidrido carbónico existente na atmosfera. Nos Olivais existem muitas árvores, como os leitores deste blogue têm tido oportunidade de conhecer.

Desta vez reparei num Medronheiro, geralmente um arbusto mas que se pode desenvolver até ficar uma árvore como foi o caso deste, localizado na Quinta do Contador-Mor, encostado à grade da rua Cidade de Lobito.




mostrando a seguir uma parte da imagem anterior em que se vêem melhor os frutos, inicialmente amarelos e vermelhos quando maduros




Dizia na Wikipédia que os frutos aparecem no Outono, estação onde se situa o dia 1/Dez/2019, data em que estas imagens foram obtidas.

Dizia ainda que coexistem na mesma época os frutos e as flores que vão dar origem aos frutos do ano seguinte. Andei à procura das flores e descobri alguns conjuntos de cor branca que parecem uns recipientes com a boca para baixo



Talvez se veja um pouco melhor na ampliação da mesma foto que mostro a seguir


mas para ver bem a forma das flores pode vê-las aqui, onde tem esta imagem do David Perez:







Sem comentários: