Em Abril deste ano o GPS do meu carro, um Citroën de 2010, passou a mostrar de forma sistemática a mensagem "zona não cartografada” em vez do mapa do local da viatura. O sistema de navegação continuava a dar indicações sobre como se dirigir para um dado objectivo, quer vocais quer mostrando setas de mudança de direcção, acompanhadas da distância até à mesma, mas tinha deixado de mostrar o mapa.
Tirei o cartão SD com o programa do GPS e verifiquei a sua integridade fazendo um “scan” num PC, aparentemente o cartão estava bom.
Um amigo referiu-me que em Abril deste ano se passara qualquer coisa com o sistema de satélites GPS que poderia causar problemas em programas mais antigos. Procurei informação na internet incluindo sítios da Citroën mas sem sucesso. Telefonei para uma sucursal da Citroën mas disseram-me que teria que levar lá o automóvel para ser visto por um técnico. Dado que as intervenções das oficinas das marcas costumam ser dispendiosas preferi continuar com o sistema degradado visto que continuava a ter acesso a indicações sobre como atingir um dado local.
Recentemente, no fim de Julho, o meu relógio de pulso que mostra o dia do mês avariou-se e procurei a data do dia no écran do carro pois o telemóvel não estava à mão. Tive dificuldade em localizar a data no écran, constatando que consulto frequentemente as horas mas quase nunca a data. Os algarismos que indicavam a data mostravam 04-12-2089 o que explicava parcialmente a minha dificuldade em identificar esta série de algarismos como uma data pois o ano não se parecia com 2019. Quando identifiquei 04-12-2089 como uma data passei ao passo seguinte de corrigir a data-hora. Ao princípio só conseguia modificar as horas e os minutos, reparei que tinha um “v” numa caixa com o texto “Sincronizar data com GPS” Tirando o “v” consegui alterar a data para 2019 mas ao recolocar o “v” a data voltou ao valor errado anterior. Retirei o “v” outra vez, corrigi outra vez a data e dei esta correcção por concluída.
Nesta altura ocorreu-me que talvez fosse a presença da data errada que inibisse a apresentação do mapa pelo sistema GPS. Coloquei um novo destino no GPS para testar esta hipótese e o mapa voltou a aparecer!
Depois acabei por descobrir informação útil na internet sobre este assunto, designadamente no sítio da Citroën na Nova Zelândia onde indicam que se faça o que eu fiz. Neste sítio identificam o meu GPS “ “My Way – Wip Nav ” produced between 2007 & 2015” como o único que terá problemas. Não sei se será o único mas confirmo que este teve problemas.
Presumo que o programa do GPS do meu carro considera que mapas muito antigos, como será o meu actual datado de 2010 em 2089, não devem ser considerados, o que explicaria o comportamento do sistema.
É pena que a Citroën Portugal não tenha uma informação equivalente no seu sítio, de uma forma geral os sítios portugueses são pobres neste tipo de ajuda a quem comprou os seus produtos, concentrando-se quase exclusivamente na promoção de novos produtos.
O primeiro satélite dos 24 que constituíram o primeiro sistema GPS foi lançado em 14/Fev/1989, conforme referem neste artigo da Wired de onde retirei a imagem que segue
O tempo voa, (é como os satélites...).
1 comentário:
Bela saga e com um final feliz
Obrigado pelo texto e pela metodologia (o arregaçar as mangas e a cabecinha a funcionar)
Enviar um comentário