2018-07-13

Efeitos colaterais da directiva sobre Privacidade dos dados



Na sequência da aprovação duma directiva da União Europeia sobre a privacidade dos dados tenho recebido mensagens de variadas instituições a quem em tempos fornecera alguns dados.


Tenho dúvidas sobre a eficácia destas medidas legislativas mas, sinto-me satisfeito pela criação de leis que nos dêem alguma protecção, desde que não criem muitos obstáculos à circulação de informação.


Neste caso ocorreu um efeito colateral desejável, embora não previsto pelo legislador, pois entre as várias mensagens que recebi contava-se uma da Fundação Calouste Gulbenkian sobre esta directiva mas em que, além das perguntas e afirmações decorrentes da directiva me perguntavam se estava interessado em receber "newsletters" (em português dir-se-á "novidades"?) sobre actividades da Fundação.


Disse que sim e agora recebo de vez em quando mensagens sobre novas exposições e outras actividades!


A última é sobre uma exposição que junta num mesmo percurso peças da Colecção do Fundador com peças da Colecção Moderna, com curadoria de Joaquim Sapinho.


Das imagens da newsletter retive esta ao lado mostrando a porta do elevador da casa de Paris de Calouste Gulbenkian.


Depois retive ainda esta mostrando uma escultura de Canto da Maya (1890-1981), intitulada "Bendito seja o fruto do teu ventre" (1922), também da Colecção Moderna



Já mostrara outra obra deste escultor neste post sobre Art Déco, quer uma quer outra parecem-me obras de grande delicadeza.

Finalmente mostro a imagem original da Newsletter, onde além destas duas obras aparece como fundo um terceiro protagonista, um bocadinho do maravilhoso jardim da Fundação.






Sem comentários: