2017-10-17

Bicicletas de Lisboa


A EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A.) além de tratar dos parquímetros em Lisboa, iniciou um programa de instalação de bicicletas urbanas partilhadas em que me inscrevi.

Começaram pelo Parque das Nações onde instalaram várias "docas" com bicicletas para serem usadas por aderentes. No site gira-bicicletasdeLisboa explicam os detalhes. É preciso descarregar uma aplicação para o telemóvel, aderir ao programa, pagar (com Multibanco ou Paypal) uma taxa anual, mensal ou diária, carregar um saldo e começar a usar. Em cada "doca" existem bicicletas clássicas e eléctricas, selecciona-se uma usando a aplicação, tira-se do sítio, usa-se e volta-se a colocar na mesma ou noutra doca. Actualmente só existem docas no Parque das Nações.

As bicicletas são aparelhos notoriamente difíceis de armazenar em apartamentos de prédios pois estão cheios de protuberâncias que exigem imenso espaço, difícil de encontrar sobretudo em andares habitados há muito tempo e que se foram enchendo ao longo dos anos seguindo a lei do horror que a Natureza tem pelo vazio.

Além disso a cidade de Lisboa está cheia de montes e vales pelo que era necessário uma bicicleta com apoio eléctrico para tornar viável a sua utilização por ciclistas nem profissionais nem atletas amadores. Subi ontem a rua Cidade de Pádua com uma destas bicicletas eléctricas e fiquei muito satisfeito com a moderação do esforço necessário para vencer esta rua tão íngreme.

Estas bicicletas resolvem portanto os dois problemas que referi: não ocupam espaço em casa e não requerem esforço desagradável para vencer as colinas de Lisboa. E o selim é confortável.

Deixo uma imagem da bicicleta devolvida à doca após a minha primeira utilização.





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