2010-10-06

Repúblicas na Europa

Li aqui que quando a república foi implantada em Portugal na Europa apenas existiam duas: a Suíça e a Francesa.

Fiquei a pensar o que teria acontecido para haver tantas repúblicas na Europa nos tempos que correm e além deste mapa, com as repúblicas a azul e as monarquias a vermelho alaranjado,fiz este pequeno resumo que espero que não tenha grandes incorrecções.

Com a revolução bolchevique de 1917 na Rússia desaparece o império do czar. A Finlândia separa-se da Rússia e proclama república em 1919. Com o fim da 1ª grande guerra em 1918 os impérios alemão e austro-húngaro dão lugar às repúblicas da Alemanha, da Áustria, da Hungria e da Checoslováquia. A Polónia, que fora dividida entre a Prússia, a Rússia e a Áustria no século XVIII, renasce das cinzas mas também como república. A Irlanda consegue tornar-se independente do Reino Unido em 1919 e opta por um regime republicano. Forma-se o reino da Jugoslávia agregando a Sérvia a outras partes que dos Balcãs que anteriormente integravam o império austro-húngaro. A Turquia, que infelizmente não está aqui representada, quase que desaparece como estado após 1918 mas é fundada a república turca em 1923.

Após a 2ª grande guerra ocorre uma segunda revoada de extinção de monarquias: a Itália, pelas boas relações do rei com o regime fascista, a Roménia e a Bulgária por razões semelhantes e pela tomada do poder pelos comunistas. Na Jugoslávia os comunistas foram também os maiores resistentes à ocupação nazi e tomaram o poder no fim da guerra. A Islândia, que tinha uma união real com a Dinamarca optou pela separação e pela república em 1944.

Subsistiu a monarquia na Grécia que desapareceu em 1974 por referendo, na sequência da queda da ditadura dos coronéis cujo governo fora legitimado pelo rei após o golpe de 1967.

A Espanha de onde a monarquia desaparecera em 1931, com a abdicação de Afonso XIII, vê-a restaurada pelo general Franco em 1975. Além da Espanha restam os reinos da Suécia, da Noruega, da Dinamarca, da Holanda, da Bélgica (por quanto tempo..), do Reino Unido e o grão-ducado do Luxemburgo. Não são muitos países.

A regra que parece geral é que sempre que se abate uma grande desgraça sobre um país, as pessoas convencem-se que a monarquia não as consegue proteger dessas vicissitudes e prescindem dela.

É melhor uma boa monarquia do que uma má república mas melhor ainda é uma boa república.

Sem comentários: