Fiz esta cópia caseira em 1976, depois de ter visto na Fundação Gulbenkian uma exposição de obras deste escultor russo. A cópia tem cerca de 40 cm de altura enquanto a escultura original, a Construção Linear nº 2, feita em 1970-71, tem 115 cm. Mesmo assim precisei de 100 m de fio de pesca! Uma foto do original pode ser vista aqui.
P.S. Em Dez/2008 fiz um post com detalhes construtivos desta cópia caseira e em Abr/2015 revisitei a construção noutro post, porque tive que colocar novo fio.
6 comentários:
Meu caro, gostei muito do conteudo do seu blog. Gostaria de pedir um favor, se possivel, me envie umas dicas de como vc construiu a réplica da escultura do naum gabo, principal/te como prendeu a lina
Abç
p.tarso@ajato.com.br
Paulo, ainda bem que gostou. As duas peças de plástico onde a linha se apoia têm que ter uma forma (cortei-as juntas uma à outra) o mais idêntica possível, caso contrário a linha é desviada pela parte já instalada, não conseguindo um traçado recto.
Nos topos das placas que suportam a linha fiz entalhes com uma profundidade aproximadamente igual ao diâmetro da linha. Ao instalalar a linha fui colocando fita cola em cada entalhe, para segurar provisoriamente a linha, que retirei só no fim. A parte mais difícil é a segunda, quando metade da linha já está instalada e a linha restante tem que passar por entre fios já instalados.
adorei a obra sou apenas uma estudante fiquei inpressionada mais é que estou fazendo um trabalho sobre As obras de Naum Gabo poderia me ajudar dizendo talvez oque ele expressa nesta obra é que não entendi muito bem obrigado
bella, acho que não expresssa nada. Esta escultura é um conjunto de grande beleza de superfícies regradas (compostas por rectas).
muito bom!
Caro Amarante
Procurando por obras de Naum Gabo, para um trabalho na Faculdade de Artes que frequento, vim dar aqui em seu blog e queria parabeniza-lo pelo excelente trabalho na tal escultura, e pela alta qualidade de seus posts.
Bete
Enviar um comentário