2020-09-29

Desastres



Costumo ver o programa GPS (Global Public Square) do jornalisa da CNN Fareed Zakaria que costuma passar aos sábados das 20:00 às 21:00 na RTP3. Trata-se de um programa de informação em que o jornalista entrevista alguns notáveis sobre 3 ou 4 temas da actualidade semanal.

No último programa um dos temas era sobre os fogos na Califórnia onde mostrou esta imagem


que fui depois tentar localizar na internet e que encontrei neste sítio australiano

No artigo referem que esta foto levou muitas pessoas a pensar que se tratava da ponte Golden Gate de São Francisco o que significaria que esta cidade estaria a arder. A confusão foi facilitada por imagens de um nevoeiro cor-de-laranja que efectivamente rodeou essa ponte. No artigo esclarecem que se trata da “Bidwell Bar Bridge” em Oroville que fica a cerca de 300km dessa cidade.

Procurando no google cheguei a esta imagem da ponte num dia sem incêndios


onde se constata a arborização da encosta e a ausência da casas nessa encosta, embora no Google Maps se note que perto desta ponte existe uma marina, com muitas “casas-barco” estacionadas na água, junto a uma encosta com muitas casas.


  
A ponte era uma das mais altas na altura da sua construção concluída em 1966, pois liga duas encostas separadas por um vale profundo, que foi inundado pela albufeira criada pela barragem de Oroville. Neste sítio  tem uma pequena descrição e além da foto acima mais um conjunto de fotografias da ponte muito interessantes.

A barragem de Oroville foi concluída em 1968 e a albufeira tem uma capacidade máxima de 4300hm3 (4.3 trillion litres). Como comparação refiro que a albuteira de Castelo do Bode tem uma capacidade total de 1095 hm3 e a de Alqueva de 4150 hm3. A potência eléctrica instalada é de 819MW (3x273MW), com bombagem, muito mais do que os cerca de 3x50MW de Castelo do Bode ou mesmo os actuais 520MW de Alqueva, estes últimos usados principalmente em ciclo geração/bombagem para tirar partido das diferenças de preço da energia eléctrica nas diversas horas do mercado grossista.

Uma foto do canal do descarregador de cheias no final de Fev/2017



levou-me a visitar mais este artigo da Wikipédia sobre a crise da barragem de Oroville em Fev/2017  .

Uma recomendação de reparação do canal do descarregador de cheias da barragem em 2005 orçada em 100 milhões de US$ foi ignorada até aos enormes danos de Fev/2017 que exigiram um gasto superior a 500 milhões de US$.

Este desastre criou a oportunidade de em 2017 aumentar o produto nacional bruto dos EUA em 500 milhões de USD enquanto a reparação atempada em 2005 permitiria um aumento do produto apenas de 100 milhões. Alguns economistas não estarão satisfeitos com este critério de cálculo do produto mas, como dizem alguns, é difícil encontrar alternativas.
 


1 comentário:

Unknown disse...

Essa conta do aumento do PNB é falaciosa, como saberás. O que está em causa é se não haveria outro projeto onde investir os 500 milhões.