2020-09-23

Michael Sandel Justice: What's The Right Thing To Do?

 

Vi em Julho/2012 uma referência do Pedro Mexia no Expresso ao curso do Michael Sandel sobre Justiça e fui dar a este sítio da Universidade de Harvard sobre Michael Sandel

No mesmo sítio têm ligações para cada uma das 24 lições (Lectures) do curso referido e na altura gostei imenso da primeira lição.

Provavelmente pensei que faria um post quando tivesse visto o curso completo mas após ver mais algumas lições acabei por não chegar ao fim do curso nem escrever o post.

Há dias vi na  “The New Yorker” este artigo do Evan Osnos intitulado “A Political Philosopher on Why Democrats Should Think Differently About Merit” em que Michael Sandel defende que a adesão do partido Democrata à meritocracia o afastou de compromissos com o bem comum e com a dignidade de todo o trabalho. Diz ainda que para que Joe Biden ganhe a próxima eleição presidencial dos EUA, não basta descobrir os defeitos de Donald Trump como presidente dos EUA, é necessário descobrir porque é que tanta gente tenciona votar nele e tomar acções para mudar esses votos.

No Youtube encontrei este video de 9 minutos “The Tiranny of Merit”

 

em que considera necessárias 3 mudanças:
- No papel da Universidade;
- Na dignidade do trabalho;
- No significado do sucesso.

 

Gostei também deste TED talk de 15 minutos ” Why we shouldn't trust markets with our civic life“




Deixo ainda um Youtube com as duas primeiras lições do curso de Harvard, “The Moral Side of Murder” e “The Case for Cannibalism”



As restantes lições podem ser acedidas aqui.
 


Sem comentários: