2019-06-01

São Petersburgo (2)


Em Maio/2008 fiz um post com umas imagens que eu recolhera em 1994 em São Petersburgo, 3 anos apenas após a extinção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Na segunda metade de Maio/2019 revisitei São Petersburgo e visitei Moscovo, inserido num grupo excursionista, constatando que São Petersburgo está muito diferente do que era há 25 anos atrás.

Para um excursionista as maiores diferenças são a existência de outros turistas em número já apreciável, o aparecimento de montras de lojas nas ruas tornando-as mais animadas, e os jovens já falarem inglês e pouco se distinguirem dos jovens da Europa ocidental. As diferenças continuam acentuadas nas pessoas da terceira idade.

Começo por mostrar uma igreja ortodoxa que me pareceu paroquial, no sentido de servir o bairro em que se situa, não atraindo devotos de longas distâncias e que se localiza facilmente procurando no Google Maps por "Svyato-Isidorovslkaya Tserkov, Sankt-Peterburg, Russia"






Fiquei a pensar se estes topos de torre em forma de bolbo terão alguma vantagem funcional ou se serão apenas decorativos.

Não percebi tão pouco qual a divisão de espaço interior do edifício pois neste caso o que estava aberto na altura em que o visitámos (fora do programa da excursão) era uma sala pequena onde estariam umas vinte pessoas.

Fotografei depois esta instituição religiosa da imagem que segue, que fica em "Nikol'skaya Ploshchad', 1, Sankt-Peterburg, Russia, 190068", a menos de meio kilómetro a pé da anterior



Numa visita posterior, fora do programa, também constatei que o espaço usado pelos fiéis na altura da minha visita não tinha o pé-direito que se esperaria observando o edifício do exterior.

Como se vê estava um sol glorioso e um céu muito azul, o guia dizia que só havia sol em 75 dias por ano, tivemos portanto sorte. As cúpulas e agulhas douradas dos edifícios devem animar o pessoal quando o tempo está cinzento e ficam gloriosas quando lhes bate o sol.

No caso desta imagem dei-me ao trabalho de tirar os cabos que cruzavam o céu em muitas direcçoes, como se pode constatar na imagem seguinte que era a original. É uma terefa simples quando o fundo é um céu azul, mas os cabos "têm tendência" para passar também em frente do motivo principal da foto e nessa zona apagar os cabos é mais trabalhoso.


Para finalizar deixo uma foto dum barco potente a passear no canal adjacente aos edifícios da imagem anterior. Normalmente estas fotos com reflexos do sol na água não me saiem bem mas estas máquinas fotográficas modernas ajudam cada vez melhor os fotógrafos amadores.


A presença com alguma frequência de barcos caros como estes nos canais de S.Petersburgo é também um sinal de novos  tempos.



Sem comentários: