2008-05-04

São Petersburgo

O pássaro do artesanato russo do mobile do post anterior evocou a minha visita em Jun/1994 à cidade que eu ainda chamava Leninegrado e cujo nome estava a regressar ao antigo nome de São Petersburgo sendo o regresso oficial de 6/Set/1991, após o golpe de Ago/91, a deposição de Gorbatchov (e o fim da União Soviética).

O nome do hotel na foto da direita mostrou-me que o nome CAHKT-ПETEPБУPГ (caracteres cilílicos para SANKT PETERBURG) já se tinha estabelecido, pois seria estranho usar este nome numa cidade que ainda se chamasse Leninegrado. Nessa altura a internet não estava tão desenvolvida como agora e não se podia ir à Wikipedia ver rapidamente qual era o nome oficial da cidade.



É um hábito irritante dos russos, este de dar nomes de governantes a cidades. Quando a reputação respectiva vai por água abaixo toca de mudar o nome, como já tinha acontecido com Estalinegrado, onde se deu um cerco famoso durante a 2ª Guerra Mundial e que agora se chama Volgogrado, dado ser atravessada pelo rio Volga.


Em frente da estação de caminho de ferro para a Finlândia ainda estava uma estátua de Vladimir Ilitch Ulianov, o nome de Lenine, e fotografei a estátua a pensar que deveria ser das poucas que ainda restariam sobre pedestal na ex-União Soviética. A estação para a Finlândia estava em estado de grande abandono mas via-se que nunca tinha tido qualidade. Nem os transportes públicos eram tão bem tratados como no Ocidente. A minha opinião sobre o regime soviético tinha sido muito inspirada pelas leituras de "Animal Farm", 1984 e outras obras do George Orwell pelo que não estava à espera de grande coisa.


No entanto fiquei bastante chocado com esta instalação "provisória" de postes para os cabos dos carros eléctricos, em que eram colocados grandes blocos de cimento à volta do poste. Nunca tinha visto nada assim em Portugal.
Já o mesmo não diria da péssima qualidade do piso que em Lisboa talvez não fosse tão mau mas que tão pouco tinha a qualidade de hoje. Do que vi fiquei com a impressão que os russos estavam a passar por um muito mau bocado e que existiria provavelmente fome. A qualidade das fotos deixa um pouco a desejar mas são slides tirados com a minha antiga máquina reflex e posteriormente digitalizados num scanner para slides e película.

Para um visitante de poucos dias o principal interesse de São Petersburgo são os magníficos palácios, dos tempos dos czares, que existem em grandes quantidades, mas gosto de registar também as construções modernas. Este sólido prédio de apartamentos mostra que os russos continuavam a adoptar soluções com algum "colectivismo". Não me lembro de nenhum prédio de apartamentos em Lisboa com tão grande dimensão. Existe uma "marquise" com caixilharia de madeira em vez de alumínio e nos últimos andares existem umas varandas com o revestimento ainda em tijolo, que se vêem melhor clicando na figura para a ver com a dimensão máxima.


Da parte histórica seleccionei imagens de dois palácios,





estas duas fotos que dão uma ideia do Palácio de Inverno,



estas duas fotos em que tive a sorte de o sol poente se reflectir nas janelas, parecendo que o conjunto de palácios que constituem o museu Hermitage estão em chamas



estando nesta uma ampliação da anterior mostrando apenas o Palácio de Inverno




e concluindo com a Fortaleza de Pedro e Paulo.



Sem comentários: