2016-05-24

Os bónus dos banqueiros


No jornal Expresso do passado Sábado, 2016-05-21, tem um artigo interessante do Joseph E. Stiglitz intitulado "A nova era do monopólio" (com limitações de acesso ao jornal Expresso), em que reafirma as imperfeições dos mercados que tornam indispensável a sua regulação.

Nele trazia a frase:
«
Afinal de contas, os grandes bónus pagos aos presidentes executivos dos bancos, à medida que levavam as suas empresas à ruína e a economia à beira de um colapso, são difíceis de conciliar com a crença de que o pagamento dos indivíduos não tem nada a ver com as suas contribuições sociais.
»

que achei que não fazia sentido.

Consultando o original do Project Syndicate constata-se que a frase em inglês era:

«
After all, the large bonuses paid to banks’ CEOs as they led their firms to ruin and the economy to the brink of collapse are hard to reconcile with the belief that individuals’ pay has anything to do with their social contributions.
»

constatando-se assim que o texto em português deveria ser:

«
Afinal de contas, os grandes bónus pagos aos presidentes executivos dos bancos, à medida que levavam as suas empresas à ruína e a economia à beira de um colapso, são difíceis de conciliar com a crença de que o pagamento dos indivíduos tem alguma coisa a ver com as suas contribuições sociais.
»

Fico preocupado com a ascensão da língua chinesa, onde não consigo fazer estas verificações.

Noutros países, há vários anos que as pessoas repararam que os bónus dos banqueiros são imerecidos, conforme se pode constatar aqui e aqui, embora só de longe em longe os consigam limitar. Em Portugal quase não se fala nisso.

Sem comentários: