2013-06-02

Ball of Whacks


Começo por mostrar um conjunto de 30 pirâmides, em que a base é um losango, que alinhei com a ajuda duma régua


Estas pirâmides têm a particularidade de estarem magnetizadas pelo que se podem juntar com facilidade em muitas configurações. Na imagem seguinte mostro 10 conjuntos de 3 pirâmides cada um


Quando os vértices das 30 pirâmides coexistem no mesmo ponto obtemos o objecto que dá o título a este post, uma "Ball of Whacks"


O local geométrico dos vértices de todas as pirãmides é precisamente o centro desta bola. Não encontrei uma tradução satisfatória para "Ball of Whacks", "whack" é uma onomatopeia que significa "batida seca", "golpe" e as pirâmides ao serem atraídas umas pelas outras e ao juntarem-se fazem um ruído seco que é o tal "whack"


Tomei conhecimento deste gadget na loja do MoMA, estou a ganhar um interesse crescente pelas lojas dos museus e a do MoMA é das melhores, mas naturalmente que é fácil adquirir isto na internet. Os meus netos são grandes apreciadores deste objecto.

É fácil fazer variações da bola, transformando-a por exemplo numa estrela com uma simetria ternária


ou com uma simetria pentagonal


Foi baseado nesta forma que a artista canadiana Kristi Malakoff fez o poliedro que mostro a seguir e que está também aqui


O gadget vem com um livrinho com muitas sugestões e foi nele que descobri esta organização tão original:


Este vermelho sobre branco recormou-me estas duas rosas vermelhas e um filminho com um canguru de corda que dá saltos mortais, de posts antigos deste blogue.

Sem comentários: