2011-11-25

A Greve geral de 24/Nov/2011 e o consumo de energia eléctrica

Como introdução remeto o leitor para o post que escrevi há cerca de um ano sobre o consumo de energia eléctrica no dia da greve geral de 24/Nov/2010.
Para a greve de 24/Nov/2011 os números dos valores do consumo diário de energia eléctrica, que estão disponíveis no site da REN aqui, são:


Constata-se assim uma redução de 4,3 GWh (2,9%) entre o consumo de energia eléctrica em Portugal no dia 24/Nov, dia da greve geral e o dia adjacente 23/Nov. Desta vez uma parte desta diferença poderá ter sido devido a uma pequena variação de temperatura.

A diferença entre o dia útil adjacente e o Domingo mais próximo foi 30,1 GWh. Continua a parecer-me razoável comparar a quebra do consumo devido a uma greve geral com a quebra de consumo de um Domingo. Neste caso foi um pouco mais de 14% (4,3GWh de quebra para uma diferença de 30GWh entre o dia da greve e o Domingo mais próximo). Quebra maior do que em 24/Nov/2010 (10%) mas continuando modesta.

Mostro o diagrama do dia 24/Nov/2011, dia da greve



e do dia anterior, em que a produção eólica representou 28% do total da energia eléctrica consumida nesse dia:

3 comentários:

António Ramos disse...

Interessante trabalho para quem se interessar por estas coisas.
Parabéns!

DL disse...

Deixando de lado as considerações sobre o efeito da greve, é surpreendente que o máximo do consumo seja entre as 18 e as 19h, indicando o grande peso do consumo doméstico. Eu estava convencido de que a maior parte do consumo de electricidade era da indústria...

jj.amarante disse...

DL, em 2008 o maior consumo ainda era o da indústria, conforme mostra este quadro da ERSE:

http://www.erse.pt/pt/electricidade/factosenumeros/Paginas/ConsElectsectordeactividade.aspx

Quando falamos do pico o consumo doméstico tem uma contribuição importante porque concentrada no fim de tarde/princípio da noite. A localização do pico varia conforme as estações, noutras alturas é ao meio-dia, por exemplo porque a iluminação pública também tem um peso considerável e começa por volta do sol-posto que ocorre em horas diferentes ao longo do ano. Os ares condicionados (às vezes necessários por causa do efeito de estufa das marquises) e os electrodomésticos (talvez os grandes écrans de TV) iam sustentando o aumento doméstico. Não sei o que aconteceu em 2009-2011, o consumo agregado em 2009 desceu pela primeira vez desde o fim da 2ª grande guerra, em 2010 retomou mas em 2011 voltou a descer.