Este post é a continuação de um anterior intitulado “Arranque autónomo em Castelo de Bode”.
Em 5/Mai/2025 publiquei um post “2003, o Ano de Todos os Apagões (enfim, de muitos...)” em que refiro um PowerPoint disponível no meu Google Drive sobre os numerosos apagões ocorridos em diversas partes do planeta, de que se destacaram o dos EUA, em Agosto/2003 no leste do país incluindo partes do Canadá, e o da península de Itália e Sicília em Setembro, ambos afectando mais de 50 milhões de pessoas.
Após o apagão de 28Abr2025 pensei que a causa de se ter revisitado na REN o arranque autónomo da central de Castelo de Bode se devera a terem havido tantos apagões no ano de 2003. Mas notei que a visita a Castelo de Bode para fazer um arranque autónomo da central com elementos do Despacho Nacional presentes, embora se tenha realizado em Out/2003 tinha sido combinada em Mai/2003 enquanto o grande apagão americano fora em Agosto e o italiano em Setembro. Assim, os apagões de 2003 reforçaram o nosso interesse pelo tema mas a origem deveria estar nas actividades da UCTE (Union pour la Coopération du Transport d’Éléctricité) que se encontrava a elaborar “Policies” formalizando mais as regras de funcionamento entre os TSOs (Transmission System Operators) membros desta organização da parte continental da Europa Ocidental.
Constatei que na versão de trabalho da Policy 3 – Operational Security ( 13_7_5_Policy3V1.11-WG-06-03final-2003-0000480-EN.pdf) de 2003.06.18 aparece pela primeira vez, na nova versão das regras da UCTE, uma referência a centrais de “Blackstart”:
«
M3. Contribution of power plants to the safeguard measures and to black start. Power plants are able to accommodate variations in VOLTAGE (and frequency) outside of the normal range of operation as long as technically possible before the automatic separation from the network. Power plants have capability of operation under impaired (frequency and VOLTAGE) conditions with reduced performances for a limited duration accordingly. A number of generating units are equipped for start-up with no external VOLTAGE supply (black start capability). These plants should be suitably distributed throughout the network. It is recommended that these plants be located on sites comprising several generating units.
»
Estava-se portanto a referir este serviço que as centrais prestavam aos TSOs e que passaria a ser explicitamente remunerado no novo cenário de separação das empresas de Produção, Transporte, Distribuição e Comercialização. Certamente o tema teria sido abordado na reunião da UCTE de Mai/2003 donde a marcação do teste em Portugal pela REN nessa data.
No teste realizado em Out/2003 constatou-se que a automatização nos anos 70 das centrais hidráulicas, para permitir o seu telecomando, não tinha considerado completamente a existência do arranque autónomo na situação, então e agora normal, de ausência de operadores na central, tendo a REN solicitado à EDP várias acções para tornar o arranque autónomo mais expedito.
Dentro dessas acções destaco a definição no autómato da central dum programa inexistenete em 2003 e que fotografei em 2012.03.19 num dos testes realizados em 2012.
Além dos programas comuns a todos os geradores P1-MARCHA EM VAZIO, P2-CARGA MINIMA, P3-CARGA BASE, P4-SAIDA REDE e P5-P. NORMAL (Paragem Normal) aparece agora P30-ARR. R. ISOL (Arranque Rede Isolada) que passou a ser usado nos testes para o arranque autónomo.
Noutro ensaio em 2012.05.24 fotografei o conjunto de pessoas, na maioria da EDP-Produção que neles participaram
Entre o início da RNT (Rede Nacional de Transporte) em Portugal em 1951 e a interligação com a rede europeia através da Espanha em 1961 a RNT funcionou sempre como rede isolada e qualquer apagão nacional terá requerido um arranque autónomo.
A partir da ligação com Espanha todos os apagões totais em Portugal até agora foram repostos a partir duma interligação com tensão vinda de Espanha, com provavelmente a única excepção do incidente de 12 de Dezembro de 1967 às 04:56 em que, devido a um curto-circuito no barramento da subestação de Picote onde chegava a então única linha de interligação vinda da central de Saucelle, foi necessário recorrer a arranque autónomo.
No livro intitulado “Memórias do Despacho da Rede Eléctrica Nacional (1951-1996)” de autoria do Engºs J. André Ferreira e Jorge M.B. Mendonça Machado, despachantes então recentemente reformados, edição da REN em 1998, consta sobre essa excepção o seguinte parágrafo:
«
Neste incidente a reposição do serviço a partir do zero (“blackstart”) foi algo demorada e complicada, tendo havido várias tentativas falhadas a partir de pontos diferentes.
»
Embora os arranques autónomos de Castelo de Bode e da Tapada do Outeiro tenham tido dificuldades no seu arranque autónomo o país iniciou a reposição do seu sistema eléctrico antes do restabelecimento da interligação com o sistema europeu.
A REN já contratara fornecimento deste serviço a partir de mais duas outras centrais para arranque autónomo e será possível melhorar as especificações dos testes e a sua periodicidade para que, caso sejam necessárias no futuro, a reposição do serviço seja mais rápida.
Para tornar este post menos árido fui buscar uma fotografia que presumo datada de 1954, ano em que eu faria 5 anos em que estou eu a a minha irmã na praia de Quarteira com o bar do Isidoro ou do Calcinha ao fundo, única foto do áldum da família em que apareço com uma fatinho de banho com alças.
A partir daí apareço sempre com calções de banho nas fotos da praia e tenho uma vaga ideia que apreciei essa mudança.
Nasci no Porto onde vivi até aos 10 anos onde até os fogões da cozinha eram eléctricos e em Quarteira julguei que o candeeiro da mesinha de cabeceira estava avariado por não acender quando o testei durante a tarde. Um primo explicou-me que só havia electricidade em Quarteira durante a noite, sendo então ligado um gerador diesel para a iluminação pública durante esse período. O gerador estava instalado numa casa de onde saía um barulho apreciável durante as horas de operação. Não sei quando chegou a electricidade a Quarteira via RNT mas nessa altura ainda não tinha chegado.



.jpg)




_800px.jpg)