Continua a época dos cogumelos e outros fungos, confirmei agora na net que é no Outono que aparecem mais cogumelos embora também surjam na Primavera. Às vezes digo que em Portugal, ou melhor em Lisboa e outras terras de temperaturas mais moderadas no Inverno do que no interior, o que existe é mais um Outono frio do que um Inverno propriamente dito.
Desta vez fotografei um conjunto de cogumelos no bairro da Portela ao pé da igreja em 28Out2024
e fazendo um zoom da mesma foto
depois tentei o Google Images para identificar a espécie com estes resultados:
Com quatro hipóteses com nomes muito diferentes mas parecidos aos da foto concluí que o Google Images é insuficiente para se tomar uma decisão sobre comer ou não comer um cogumelo.
No entanto, com alguma formação é possível a habitantes de cidades sem vida campestre ir apanhar cogumelos ao campo. Pelo menos conheço dois colegas espanhóis que tinham como hobby ir colher cogumelos (que em Espanha chamam "setas") ao campo, o que fazem há mais de 10 anos e ainda estão vivos.
Num livro do Jared Diamond ele afirma que numa estadia na Nova Guiné em que numa progressão na selva os companheiros de lá apanharam uns cogumelos selvagens, quando lhes perguntou se tinham a certeza que aqueles não eram venenosos teve como resposta um equivalente a "só tótós têm dúvidas se estes cogumelos são comestíveis", cada sociedade tem excelência em áreas de conhecimento específicas.
De qualquer forma penso sempre em cogumelos venenosos como contra-exemplo, quando alguém diz que qualquer coisa é muito boa por ser 100% natural.
Ao pé de casa vi ainda dois tocos de ulmeiros que foram deixados na terra e que estavam cobertos de fungos como se vê nas imagens seguintes
Depois fiz um enquadramento dos fungos no primeiro coto, que me fizeram lembrar uns folhos que antigamente se usavam no fim das saias ou de algumas cortinas
interrogando o Google Images com esta última imagem e obtendo esta resposta
concluí que há um mundo de folhos na Natureza e que não vou conhecer cada um pelo seu nome.
Sem comentários:
Enviar um comentário