Vi hoje um post interessante do embaixador Seixas da Costa sobre as capacidades da nova coqueluche da "Inteligência Artificial" o DeepSeek, um produto chinês correndo sobre uma plataforma de hardware usando menos circuitos sofisticados da NVIDIA do que o estado da arte aconselharia, devido à restrição imposta pelo governo dos EUA de exportar alguns tipos de circuitos electrónicos para a China.
Foi uma crise para os chineses mas também uma oportunidade de testarem novos métodos de treino desse produto que resultou num aparente sucesso.
No post em questão Seixas da Costa relata ter perguntado ao DeepSeek que livros publicou e obteve como resposta uma lista de nove títulos, abordando temas de diplomacia sobre os quais terá escrito mas em que nenhum dos títulos citados corresponde a livros editados.
Reparei que a última publicação do embaixador "Antes que me Esqueça" estava ausente.
Fiz então um diálogo ocom o ChatGPT:
«
Que livros escreveu Francisco Seixas da Costa?
ChatGPT said:
ChatGPT
Francisco Seixas da Costa é um diplomata e escritor português, autor de diversos livros, principalmente na área da política e da história. Alguns dos seus livros mais conhecidos incluem:
"A Diplomacia de Portugal no Século XX" - Uma análise sobre a política externa de Portugal no século XX, que reflete a experiência de Seixas da Costa enquanto diplomata.
"Testemunhos e Memórias" - Uma obra em que ele partilha experiências e reflexões sobre a sua carreira diplomática e sobre a evolução da sociedade portuguesa.
"As Grandes Decisões da Diplomacia Portuguesa" - Um livro que discute algumas das principais decisões políticas e diplomáticas tomadas por Portugal nas últimas décadas.
Além desses, Seixas da Costa tem escritos em revistas e outros artigos que tratam de temas relacionados com a política externa e a história de Portugal. Ele também tem uma escrita voltada para temas como a União Europeia e as relações internacionais.
»
onde também está ausente o "Antes que me Esqueça".
Nenhum dos títulos apresentados é conhecido pelo WOOK.
Fazendo busca no Wook sobre livros deste autor aparecem várias obras. Procurando directamente no Google também se obtêm vários livros.
Sobre títulos de livros ficamos assim elucidados sobre as "qualidades" da IA, fazendo perguntas sobre títulos de livros à IA obtêm-se respostas com má qualidade equivalente à que se obteria de Donald Trump sobre variadíssimos assuntos, talvez um pouco mais perigosas por envolver os factos alternativos num discurso mais elegante.