2024-11-27

Livros

 

 

Gostei muito desta ilustração de Ricardo Tomás que vi numa newsletter do New York Times.

Encontrei na net esta referência onde diz que é de Alicante, Espanha e vive actualmente na Suécia fazendo trabalhos para The New York Times, The New Yorker, Politico Europe, The Financial Times, Wired e outros.

 

 

 Depois procurei mais imagens do mesmo autor e encontrei várias das quais seleccionei estas "Escamas" que são dum Ricardo Tomas Inchausti (notar que é Tomas e não Tomás) que é Argentino

 



2024-11-25

Revisitando a Física com Carlo Rovelli

 

Na sequência duma conversa com um amigo, sobre uma referência no jornal Expresso a uma edição recente em português do livro “Há lugares no mundo onde a gentileza é mais importantedo que as regras”, ele emprestou-me este livro em inglês “Reality is not what it seems” (The journey to Quantum Gravity) do mesmo autor Carlo Rovelli em que este apresenta as conjecturas actuais sobre a compatibilização da Teoria Quântica com a Gravidade como entendida na Relatividade Geral. A Nota do Autor como Prefácio data de 4 de Maio de 2016 e existe uma edição em português, “ A realidade não é o que parece” editado pela Objectiva.

O livro é construído como uma viagem pelas sucessivas teorias da Física ao longo da História começando por Demócrito e a sua conjectura que toda a matéria era constituída por pequenas partículas a que chamou átomos.

Achei curiosa a sua defesa da Física de Aristóteles (384-322AC), não como uma descrição satisfatória em relação ao conhecimento actual, mas como uma representação adequada da realidade para o conhecimento então existente, chamando assim a atenção para a efemeridade do conhecimento científico, o que se sabe em qualquer época é uma descrição da realidade que pode ser posta em causa em qualquer altura do futuro pela descoberta de novos fenómenos e/ou por descrições mais exactas de fenómenos existentes.

Contudo esta efemeridade não é absoluta, caso uma certa teoria consiga fazer previsões consistentes para um grande conjunto de situações, essa teoria continuará a ser um modelo explicativo útil num domínio de aplicação específico que exclua os domínios que não conseguia nem consegue explicar. É o caso na Mecânica Clássica que continua a ser ensinada e usada para descrever e prever fenómenos em que não é necessário considerar a Teoria da Relatividade. Pelo contrário quer a Física de Aristóteles quer a concepção heliocêntrica têm actualmente apenas interesse histórico, sendo inúteis como ferramentas da Física.

Depois de ter referido as curvas de Ptolomeu num post anterior, cujo tema foi suscitado pela leitura deste livro fiz esta linha do tempo com meia-dúzia de nomes notáveis na evolução da Física.

 

Houve uma multidão de pessoas que deu contribuições muito importantes nesta área mas havia pouco espaço neste quadro que fiz no Excel e que talvez venha a servir como guia para uma meia dúzia de posts futuros neste blogue.

Nesta “Timeline of fundamental physics discoveries” da Wikipédia constam muitos mais nomes e lembrei-me dum quadro mural da IBM, que talvez tenha visto no NEEM-Núcleo de Estudos de Engenharia Mecânica do IST, com referência a grandes matemáticos que também de forma directa e indirecta contribuíram para o progresso da Física.

Encontrei uma referência a esse quadro da IBM neste sítio da Mathematical Association of America e fiquei agora surpreendido com a informação desse sítio que o arranjo gráfico desse poster foi feito por Charles Eames (1908-1978) possivelmente em conjunto com a sua mulher Ray Eames (1912-1988) famoso casal  de “industrial designers” que entre diversas obras fez a inesquecível Eames Lounge Chair

 




2024-11-23

Burlas no telemóvel e SIBS-Sociedade InterBancária de Serviços

 

Recebi ontem 2024-11-21 08:50 no meu telemóvel um SMS referindo "EDP" como emissor:
«
Prezado cliente, sua fatura esta pendente. Pague ate 21/11 para evitar suspensao. MB Ent 48749, Ref 200 665 612 Valor: 237.31
»

Não foi a primeira mensagem deste tipo, emitida alegadamente pela EDP, que recebi. 

Tendo a certeza que se tratava de uma mensagem fraudulenta fui ao sítio da SIBS, preenchi um formulário (2024-11-21 20:39) relatando o sucedido e perguntando se esta informação será útil à SIBS para prevenir este tipo de crime.

Na manhã seguinte  (2024-11-22 12:08) recebi esta resposta:

«

No seguimento do seu e-mail, informamos que a entidade 48749 pertence à empresa “UNLIMINT EU LTD, que é uma instituição de pagamentos a operar em Portugal, regulada pelo Banco de Portugal.

Estes tipos de entidades dedicam-se à comercialização de referências para pagamentos e só elas conhecem o destinatário final dos fundos.

De imediato vamos proceder à inibição da referência indicada, para garantir que não se verificam burlas adicionais.

De referir que situações desta natureza devem ser sempre comunicadas às autoridades policiais, assim como à sua Instituição de Crédito.

Acrescentamos que a SIBS está disponível para colaborar com as autoridades competentes no processo de investigação e em todas as diligências que lhe sejam requeridas.

 »

A SIBS, que instalou as primeiras 12 máquinas de Multibanco em 1985 em Lisboa e no Porto estendendo depois esse serviço a todo o país onde em 2022 existiam 12366 máquinas tem poupado milhões de horas de espera para levantar dinheiro nas agências bancárias e fazer variadas operações de outra natureza. É também responsável entre outras pela App MBWAY de grande utilidade.

Ao longo de todo este tempo tem prestado um serviço de grande qualidade ao país, tendo também elevada qualidade na resposta pronta aos clientes, característica infelizmente pouco frequente em muitas das intituições de Portugal.

 

Nota sobre o cabeçalho das mensagens SMS

Segundo informação de um colega o cabeçalho das mensagens SMS é normalmente o número de telefone da entidade que envia a mensagem, que na recepção será substituída pelo nome do contacto caso seja encontrado o número da entidade emissora na lista de contactos do receptor.

Contudo, quando a entidade emissora é uma empresa, esse número não será na maior parte dos casos um receptor de chamadas pelo que na estrutura da mensagem SMS existe um campo que pode ser preenchido com uma sigla da empresa para possibilitar a identificação do emissor.

Porém este campo não é controlado pelo operador de telecomunicações pelo que é fácil para os burlões, que disponham de um equipamento de preço acessível, colocarem siglas de qualquer entidade em SMSs por eles emitidos. Trata-se assim dum campo útil na maior parte dos casos mas que não deve ser considerado como garantidamente verdadeiro.

É uma situação parecida à que acontecia com os faxes em que o número de telefone do emissor, que tinha que ser definido por este no início do uso do aparelho de Fax, era útil mas cuja verdade não era garantida pelo operador de telecomunicações, pois o emissor podia ter definido qualquer número.


2024-11-21

Mandados de detenção para Netanyahu, Gallant e Comandante do Hamas pelo TPI

 


O TPI-Tribunal Penal Internacional (ICC-International Criminal Court) acaba de emitir mandados de detenção para os israelitas Netanyahu, Gallant e para o Comandante do Hamas por haver razões para acreditar que estas pessoas têm cometido crimes de guerra.

  Subscrevo as "Breaking News" da BBC pelo que fiquei surpreendido com esta notificação cerca das 12:30 de hoje (21/Nov/2024).

Visitei então o sítio do Tribunal Penal Internacional onde tem esta notícia intitulada "Situation in the State of Palestine: ICC Pre-Trial Chamber I rejects the State of Israel’s challenges to jurisdiction and issues warrants of arrest for Benjamin Netanyahu and Yoav Gallant" referindo que esta decisão foi aprovada por unanimidade dos juízes que a tomaram.

Esta decisão vem na sequência dum requerimento do Procurador Khan feito em 20/Mai/2024. na sequência desse requerimento que noticiei neste meu post já referido acima e que ainda não fora aprovado pelo TPI.

À semelhança de situações anteriores em que cidadãos dos EUA ou de alguns dos seus aliados foram indiciados de crimes, segundo a entrada da Wikipedia sobre o o ICC :

«...

In 2024, the Biden administration opposed an arrest warrant for Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu over alleged Israeli war crimes committed during the Israel–Hamas war in the Gaza Strip.[364][365] President Biden denounced Netanyahu's arrest warrant as "outrageous."[366] Secretary of State Antony Blinken said the Biden administration would work with the US Congress on potential sanctions against the ICC.[367] Prior to the issuing of the ICC's arrest warrant for Netanyahu, a group of US Republican senators sent a letter to ICC prosecutor Karim Ahmad Khan that contained the warning "Target Israel and we will target you. If you move forward … we will move to end all American support for the ICC, sanction your employees and associates, and bar you and your families from the United States. You have been warned."[368] The House passed a bill to sanction ICC officials on June 4, 2024.[369]...

»

os EUA voltaram a ameaçar o TPI.

Desconheço o funcionamento interno do TPI quanto a ameaças anteriores mas parece que desta vez esta ameaça foi ultrapassada.


2024-11-16

Ptolomeu

 

Gráfico geocêntrico da trajectória de Marte num período de 16 anos terrestres

Li recentemente um livro do cientista Carlo Rovelli intitulado “A realidade não é o que parece”, como uma introdução longa à Teoria Quântica, em que refere a dificuldade que houve, por exemplo, em adoptar o modelo héliocêntrico do sistema solar em comparação com o geocêntrico, que era na altura o predominante.

Na vida quotidiana, a evidência que a Terra estava imóvel e que o Sol se movia no céu deu certamente força à conjectura geocêntrica que a Terra estava no centro do Universo e que todo ele se movia à volta dela.

A conjectura heliocêntrica de Aristarco de Samos (310-230AC) foi preterida pela concepção geocêntrica anterior de Aristóteles (384-322AC) e de outros autores.

Além disto Ptolomeu (90-168 DC) um cientista grego que viveu em Alexandria com trabalhos em Matemática, Astronomia, Geografia e Cartografia, descobriu forma de descrever os movimentos dos planetas exteriores usando epiciclos, através dum conjunto complexo de processos matemáticos, cuja complexidade talvez tenha também contribuído para o bom nome e o prolongamento da aceitação da hipótese geocêntrica.

Só mais de mil anos mais tarde é que Copérnico (1473-1543) publicou o livro em que defendia a teoria heliocêntrica. Homem prudente só publicou o livro, que tornava públicas teorias que tinha conjecturado há décadas, no ano da sua morte. A obra descreve as trajectórias dos planetas como círculos com centro no Sol, não tendo maior exactidão do que a descrição ptolomaica. Há notícia de papas que apreciaram apresentações do trabalho de Copérnico anos antes da sua morte. Talvez alguma da resistência na igreja católica na adopção da teoria heliocêntrica se tenha devido a quem, tendo que fazer os cálculos astronómicos conhecendo bem o sistema ptolomaico, não encontrasse ânimo para refazer as tabelas astronómicas existentes e redefinir métodos de cálculo para o futuro, baseado num sistema que não era mais preciso do que o sistema ptolomaico.Houve melhoramentos posteriores mas uma forma mais completa de calcular as órbitas só pareceu com Newton (1643-1727) com a teoria da gravitação universal.

Na internet encontrei este filme neste sítio que mostra de forma simplificada como era descrito o movimento de Marte em relação à Terra

e outra animação

Noutro sítio com pequenos resumos de Física e Química, de onde retirei esta figura explicativa dos epiciclos

 existe uma explicação deste Modelo Geocêntrico de Ptolomeu que recomendo.

Como exercicio no fim deste tema não resisti a fazer um gráfico dos movimentos dos planetas Terra e Marte, primeiro numa perspectiva heliocêntrica,


Clique na imagem para aumentar

 

para dispor das coordenadas dos dois planetas e depois numa perspectiva geocêntrica em que subtraindo as coordenadas da Terra das coordenadas de Marte se obtêm as coordenadas de Marte em relação à Terra que ficará assim na origem das coordenadas.

Mostro a seguir o gráfico que está no início deste post, desta vez na sua folha de Excel. Na escala que usei no gráfico uma unidade corresponde à distãncia da Terra ao Sol que considerei ser 144 milhões de kilómetros.


Clique na imagem para aumentar

 

O ficheiro Excel respectivo está no GoogleDrive com o nome Orbitas_Terra+Marte_v2.xls, acessível  através desta ligação.

A simplicidade e clareza da visão heliocêntrica em comparação com a geocêntrica é evidente, embora os epiciclos desta sejam mais decorativos.


2024-11-08

Valência e as Alegadas Alterações Climáticas



Começo por dizer que me sinto enganado pelos media, pela omissão da importância de deixar construir povoações em leito de cheia de ribeiras torrenciais, na catástrofe que aconteceu recentemente nas proximidades de Valência

Desde 29/Outubro/2024 apareceram muitas notícias sobre a quantidade imensa de chuva que tem caído na região Valenciana, afectando muitas localidades próximas da cidade de Valência, não afectando contudo de forma significativa a própria cidade.

Depois começaram a falar no número de mortos, primeiro quase 100 e depois, segundo o El País, no fim de 6/Nov contavam-se 219 mortos e 93 desaparecidos, existindo contudo 54 corpos por identificar.

Têm passado imensos vídeos de pessoas a remover a lama e os destroços de ruas atulhadas de detritos e de quantidade enorme de automóveis dos quais que se estima que tenham ficado inutilizáveis cerca de 100.000 de que apresento uma pequena amostra, foto retirada do sítio da BBC:
 


Referiram que nalguns sítios teriam caído 500 milímetros  de chuva (1 mm de chuva é o mesmo que 1 litro por metro quadrado) em 8 horas, concentrando neste período a quantidade de chuva em média que cai nessa região durante um ano inteiro.

As pessoas queixaram-se que não foram avisadas a tempo do fenómeno meteorológico extremo (estando por apurar reponsabilidades) e de que as equipas de socorro chegaram em quantidade apenas quatro dias depois do desastre. O governo de Espanha e o exército alegam que não enviaram ajuda mais cedo porque a Comunidade Autónoma Valenciana não pediu ajuda, conforme estabelecido para este tipo de catástrofes.

Acompanhando estes discursos apareceram numerosas alegações que estes fenómenos extremos se manifestavam com cada vez maior frequência e que isto seria o novo normal.

Foi por isso com curiosidade que recebi este vídeo do YouTube intitulado “Geografía de una inundación: la DANA de Valencia” de 19 minutos que recomendo



e que explica que este tipo de precipitação muito elevada e concentrada num período curto é nesta região um fenómeno bem conhecido e cuidadosamente registado há séculos.

Com a informação obtida no vídeo fui procurar mais informação sobre este tipo de eventos nesta região, tendo passado por esta “Gran riada de Valencia”(“riada” significa “fluxo”, “inundação”) em que informam que desde 1321 ocorreram 25 grandes inundações nesta região:
«
En los registros de los años transcurridos desde 1321 –los “Llibres de Consell” anteriores desaparecieron en un incendio– hasta 1957, se han contabilizado 25 episodios de riadas en Valencia, en los años 1321, 1328, 1340, 1358, 1406, 1427, 1475, 1517, 1540, 1581, 1589, 1590, 1610, 1651, 1672, 1731, 1776, 1783, 1845, 1860, 1864, 1870, 1897 y finalmente 1957
»
Gostei do cuidado da informação da perda de registos anteriores a 1321 devido a incêndio e constatei que em todos os séculos desde o século XIV existem registos de normalmente mais do que uma ocorrência deste tipo de fenómenos.

A última antes da actual foi em 1957 que afectou a cidade de Valência tendo levado a obras de desvio de um rio de regime torrencial existente, tendo como consequência que, desta vez, a cidade de Valência não foi afectada.

Nessa altura eu tinha 8 anos e não me lembro da ocorrência mas certamente que este conhecimento existia na região e em Espanha. Por curiosidade fui verificar quando ocorreu um terramoto em Agadir, Marrocos, na altura muito noticiado nos jornais portugueses, vi agora que foi em 1960 e que morreram então 15.000 pessoas.

Em 1967, era então aluno do 2ºano do IST,  participei numa equipa de ajuda organizada pela Associação de Estudantes do IST, e estive a remover lama de dentro de uma escola de Olival Basto.

O número de vítimas das cheias de 1967 foi maior do que estes duzentos de Valência mas não conhecido com exactidão, porque os regimes autoritários como o que existia então em Portugal costumam esconder informação sobre catástrofes que não conseguiram evitar.
 
E a causa principal da desgraça não foram os 146mm, máximo de precipitação registado no Monte do Estoril em 24 horas sem problemas de maior, mas o facto das barracas que rodeavam Lisboa estarem construídas em leitos de cheia de diversas ribeiras.

“DANA” significa “Depresión Aislada en Niveles Altos” ou “depressão isolada em níveis altos” e o nome mais comum é “Gota fria”, descrito na Wikipédia.

Deste artigo “La riada de 1897” retirei as imagens seguintes

 
esta duma ponte em Valência nessa inundação de 1897

 
outra sobre uma ponte ferroviaria destruída, em 2024 o AVE (combóio de Alta Velocidade) ficará interrompido durante duas a três semanas

 
e ainda um “filme catástrofe” produzido em 1926 pela Metro Goldwyn Mayer, baseado no romance “Entre Naranjos” do escritor valenciano Vicente Blasco Ibañez (a quem é dedicado o blogue com estas imagens) em que entra a famosíssima Greta Garbo!

Mostro ainda uma gravura apresentada no vídeo referido acima, a propósito da inundação de 1864.
 


Continuo convencido que existem Alterações Climáticas de origem antropogénica e talvez esta “gota fria” tenha sido um pouco pior do que as 25 anteriores mas referi-la como causa principal parece-me completamente errado, a causa principal são as construções de habitações e estradas em leito de cheias de ribeiras de regimes torrenciais.