2023-08-21

Fotografias


O meu cunhado João Brisson, que se reformou há uns tempos, tem a intenção de iniciar um blogue em que apresentará umas fotografias da sua autoria.

Entretanto, sendo perfeccionista, tem frequentado uns cursos online sobre a arte fotográfica que se têm revelado desafiantes, pois não só cada fotografia pode ser melhorada com algum processamento como, mais difícil ainda, pode ser melhorada de muitas maneiras, não existindo frequentemente uma que seja melhor do que todas as outras.

Já para não falar da possibilidade, que uso com alguma frequência, de derivar de uma fotografia do telemóvel um conjunto de imagens distintas, dado que o meu aparelho ainda não tem zoom e quando enquadro um motivo fica também na foto uma data de coisas à volta por acréscimo.

Quando fomos a Monchique anteontem o meu cunhado fotografou no formato raw, revelou e enviou-me um conjunto de fotos para eventual publicação neste blogue e assim passo a mostrar umas petúnias lilases

 


seguidas de flores de Lantana Camara brancas e amarelas

 

e outras flores de Lantana Camara amarelas e vermelhas

 

seguidas de uma Petúnia com nervuras

 

e de outra que me lembrou o “vermelho Ferrari”

 

e que o  Google Images identificou como uma “Barberton Daisy” uma flor originária do Sueste de África do género Gerbera

Ainda nesta série de flores veio esta rosa muito vermelha, será de timidez?

 




1 comentário:

João Brisson disse...

Obrigado ao Amarante pela oportunidade que me deu de colaborar neste excelente blog

Esclareço que não sou perfeccionista mas sigo os ensinamentos de um amigo fotógrafo profissional que me fez descobrir a fotografia em formato Raw que possibilita uma melhor e maior fidedignidade das fotos que de outro modo se perderia com um jpeg automático
Quem revelou fotos em câmara escura perceberá facilmente o equivalente da “revelação” em fotografia digital