2023-06-13

Tília nos Olivais

 

Estamos na época da floração das tílias, nos Olivais sente-se muito o cheiro das flores e as tílias revelam-se aos observadores mais distraídos, não só pelo cheiro mas também pela presença de imensas flores nestas árvores que abundam na cidade de Lisboa.

Gostei de ver esta tília em 4/Jun/2023 nos Olivais,

 

com um conjunto de rebentos de ramos rente ao chão, que vi também em tílias jovens na avenida de Roma, que não aparecem nesta parte da árvore em exemplares mais idosos e que presumo que sejam podados pelos jardineiros quando for oportuno.

No dia 7/Jun passei outra vez aqui e como o céu estava azul fotografei a mesma árvore, dum ângulo ligeiramente diferente

 


Talvez prefira a primeira foto, sem a escultura que parece um totem índio por acabar e outros pormenores distractivos como os tabalhadores da EMEL a recolherem bicicletas para manutenção

Deste post sobre tílias em flor que fiz há 8 anos e da informação que o Paulo Araújo dos "Dias com Árvores" então me deu, presumo que se trata duma Tilia tomentosa (ou Tília-prateada), a mais comum em Lisboa conforme refere o Guia Ilustrado de Vinte e cinco árvores de Lisboa, que referi neste post mas cujo link para o referido guia está desactualizado. 

Como os sítios institucionais estão em remodelação constante os links que se deixam para esses sítios vão dar frequentemente a sítios inexistentes. Agora googlei (Vinte e cinco árvores de Lisboa) e fui dar a um sítio com o .pdf desse guia. Não deixo o link porque, como acabo de dizer, não vale a pena.


1 comentário:

J Ricardo disse...

Post interessante. Nos meus passeios de bicicleta passo às vezes ao pé desta tília. Chamo também a atenção para outra árvore, de espécie diferente, que fica por detrás de uma estátua metálica de uma figura humana tipo ‘ficção científica’ numa das extremidades da área das piscinas. Considro esta uma das mais belas árvores da cidade, não apenas pelo seu enorme diâmetro, mas pela sua forma muito regular. É uma árvore grandiosa, não nos dá infusão de tília mas dá-nos uma imagem de beleza que nos infunde respeito pela Natureza, da qual fazemos parte e sem a qual não conseguiríamos viver…