2022-07-13

Finalmente, uma App Aristotélica!

 

Há alguns anos irritava-me, talvez devido ao tempo muito quente, quando nessa situação de calor desconfortável as previsões meteorológicas anunciavam "continuação do Bom Tempo" mesmo quando a temperatuva estava próxima do insuportável.

Ultimamente tenho constatado uma maior prudência na comunicação dos meteorologistas, que passaram a dizer de forma mais neutra "continuação do Tempo Quente".

Finalmente hoje vi na App de meteorologia do iPhone a classificação de "Mau tempo"

 


com o comentário "Grandes perturbações devido a temperaturas extremamente altas".

Há aqui uma tomada de posição, que parece devida quer às "grandes perturbações" quer ao carácter "extremo" que são assim qualificadas de "más".

Fez-me lembrar a doutrina do meio-termo da Ética (que não cheguei a ler...) de Aristóteles, referida muitas vezes através da frase "no meio está a virtude". Esta rejeição dos extremos era por sua vez rejeitada pelos movimentos extremistas, que na minha juventude nos anos 70 eram em Portugal tendencialmente de esquerda. Agora, mesmo opiniões mais conservadoras em Portugal anseiam pelas "Reformas Estruturais" que causarão provavelmente "Grandes Perturbações".

Dei uma vista de olhos pela "Doutrina do meio-termo" e concluí que se trata duma doutrina muito popular, transversal a Civilizações e a Religiões. A referência a Aristóteles deve-se portanto à relevância do contributo dos textos deixados por este filósofo grego na civilização ocidental.

E no outro dia o meu neto com 11 anos perguntou-me o que era o "Ocidente".


1 comentário:

jj.amarante disse...

Um amigo comentou: "Aristoteles dizia que a virtude está no meio, se nos extremos estivesse o vício o que é uma precisão importante."