2022-02-06

Bromeliaceae

 

Recebi uma mensagem do Google avisando-me que ultrapassara a metade dos 15 Gbytes disponibilizados gratuitamente para o Gmail, Photos e Google Drive.

Iniciei então uma revisão dos e.mails recebidos nos anos de 2005 a 2008, para apagar sobretudo os que têm anexos volumosos, que foram meros contentores de pequenos videos ou de apresentações Power-Point com fotografias.

Claro que é uma operação muito morosa, se uma pessoa não apaga tudo cegamente, mas uma vez que não apago todos os emails não faz sentido não revisitar pelo menos a lista e rever um ou outro.

Assim, fiquei com menos tempo para publicar posts.

Reparei hoje que uma Bromeliácia na escada do prédio estava muito vistosa, afastei-a um pouco do canto onde está normalmente, para não atrapalhar a passagem nas escadas, e fotografei-a quase na vertical.

Ainda procurei o género desta planta, pretencente à família Bromeliaceae, mas sem sucesso. Contudo é uma planta bastante comum nas casas de plantas da região de Lisboa. Aqui fica a foto.


Voltei a  procurar e convenci-me que esta planta da família Bromeliaceae se trata de uma Vriesea hieroglyphica, referida  por exemplo na Wikipédia e também neste sítio.

Alegam que as riscas fazem lembrar hieróglifos, da antiga escrita egípcia, para o que me parece ser necessária muita imaginação.

Costumo ver esta planta no fim do meu exercício de cardio que pratico subindo a pé as escadas pelo que a perspectiva mais frequente que tenho da planta é esta 

 

onde predomina o tom castanho das riscas das folhas que vistas de cima são mais verde escuro. Aliás na busca no Google até procurei "riscas de tigre" que era o que me faziam lembrar as folhas, muito mais do que hieróglifos.




Sem comentários: