2020-02-28

Os verdes prados dos Olivais Sul


Os Olivais têm uma urbanização diferente da maioria dos bairros da cidade de Lisboa, com o predomínio de prédios em torre ou em bandas, sem o espaço fechado do interior dos quarteirões.

No espaço entre os prédios abundam zonas verdes cuja vegetação, constituída por plantas pioneiras e por outras semeadas, uma vez que manter relvados tipo campos de golfe seria proibitivamente caro para a autarquia, dão a ilusão ao urbanita de estar a contemplar um prado campestre.

Nos meus passeios diários vou apreciando a evolução destas plantas humildes que vão partilhando e disputando o solo disponível. Quando começam a estar muito crescidas vêm os jardineiros da Junta de Freguesia cortá-las, deixando os terrenos prontos para novos crescimentos.

No Verão a côr predominante é o amarelo acastanhado mas mal caiem umas gotinhas de chuva regressa o  verde. Se o Sol aparece e a temperatura é amena como agora despontam logo umas florinhas, sendo as amarelas as mais abundantes.

Na parte baixa deste talude, junto ao passeio, temos predomínio da Erodium Moschatum de que falei em post de Abril de 2016


a seguir gostei de fotografar esta pedra ou afloramento rochoso no mesmo talude


mostrando o prédio ao fundo para dar o contexto














Sem comentários: