2018-08-07

Sinais do incêndio de Monchique no litoral


Anteontem, 5/Ago/2018, ao fim da tarde o céu ao pé da praia dos 3 irmãos continuava com os fumos do enorme incêndio na serra de Monchique.



O sol é aquele pequeno círculo branco no eixo central da imagem, próximo do horizonte, teria uma intensidade luminosa (depois de filtrado pelo fumo) ligeiramente maior que a lua. Abundam as cinzas sobre os terraços, automóveis e outras superfícies horizontais. Tenho memória de cinzas aqui cada 4 ou 5 anos, são recorrentes os incêndios na serra de Monchique.

São frequentes os incêndios nas pequenas propriedades florestais, o ano passado ardeu o grande pinhal de Leiria gerido pelo Estado, parece que só se safam os grandes eucaliptais geridos pelas celuloses.

Entretanto hoje à tarde passaram ao  pé da Prainha em Alvor 3 hidroaviões do Reino de España, certamente para intervir em Monchique, é bom podermos contar com nuestros hermanos



a seguir um zoom da imagem anterior


e um perfil do mesmo avião


Adenda: segundo diz aqui os últimos grandes fogos em Monchique ocorreram em 1983, 1991, 2003 e agora em 2018. O tempo voa, afinal os fogos são mais espaçados do que os 4 ou 5 anos que referi "de memória" no meu texto acima

Sem comentários: