2018-08-10

Fato de banho completo na praia de Alvor



Vi há poucos dias na praia de Alvor um fato de banho como este, incluindo touca, que eu vira num anúncio em Marraquexe e que referira neste post. O que vi agora era uma versão de cores mais discretas, um azul muito escuro aplicado uniformemente em todas as peças, com as linhas das costuras (naturalmente finas) de vermelho.


Vi na Índia mulheres a tomar banho de sari e é possível que, na ausência de protectores solares a preços compatíveis com o poder de compra local e dadas as elevadas temperaturas, acabe por ser uma solução razoável para alguns climas.


Lembro-me também de há uns 50 ou 60 anos os Montanheiros (das montanhas de Monchique) se deslocarem à Praia da Rocha numa festa anual em que as mulheres tomavam o seu banho de mar no que então se chamava "combinação", uma roupa interior com o formato de um vestido de alças. O banho era tomado à noite, talvez por pudor. Mas essa tradição acabou.


Antipatizo com esta moda em Portugal mas não deve ser proibida uma vez que não oculta a face da mulher. Se chamam a isto um burkini discordo desse nome pois a ocultação da face e de todo o corpo é o que caracteriza a burka.


Considero que andar de cara tapada na via pública deve ser proibido, como se defende por exemplo em  "Os Tempos e as Vontades" aqui e aqui.



Sem comentários: