Recebi um filminho sobre as perturbações provocadas numa rua de Londres pelo reflexo do sol num prédio vizinho que tinha uma fachada com forma côncava.
O prédio está na 20 Fenchurch Street em Londres e derreteu algumas peças de plástico de automóveis, deformou anúncios e iniciou incêndio de um tapete de porta.
Fui à procura na internet e descobri este artigo do Daily Mail (de 9/Out/2014) de onde retirei as imagens deste post.
Esta era quando causava problemas:
e neste diagrama refere que o problema ocorria cerca de duas horas por dia e nem sempre o céu londrino está tão descoberto
O problema foi resolvido colocando palas em grande parte da fachada.
Nos países solarengos as palas nas fachadas dos edifícios eram e são uma constante, com um pequeno interregno quando a energia era baratíssima e os arquitectos compensavam a ineficiência energética com maior consumo nos equipamentos de ar condicionado.
Em inglês existe uma palavra para "palas" que é sunshade, designação genérica como dispositivo para criar uma sombra que protege do sol. No entanto, dada a frequência do céu nublado no Reino Unido, os britânicos sentem-se pouco à vontade com o conceito e no texto do Daily Mail aparece esta frase:
«The 525ft building, 20 Fenchurch Street, has been fitted with a sunshade known as a 'brise soleil'... »
Puseram-lhe umas "sunshades" embora, não completamente satisfeitos com o nome encontrado para as palas lhes tenham adicionado o termo "brise-soleil".
Afinal não são só os portugueses a usar estrangeirismos desnecessários como por exemplo "yellow boxes" para as zonas amarelas dos cruzamentos.
Este foi o aspecto com que ficou
que confirmei no Google Earth.
Sem comentários:
Enviar um comentário