Embora num post mais antigo tenha referido uma multidão de choupos-bébés na última foto desse post, fiquei na altura na dúvida se se tratariam de novos rebentos se de desenvolvimentos a partir das raízes da árvore aí existente.
Um dia destes, ao constatar que os ulmeiros ao pé da minha casa estavam a largar milhares de sementes, pus umas tantas sobre algodão regado com água e verifiquei a sua germinação. Agora ando a fazer criação de ulmeiros num pequeno vaso, um dia destes ainda tenho uma floresta-bonsai!
Este sucesso inicial com a germinação fez-me reparar que, quer no canteiro em que estão os dois ulmeiros quer noutro canteiro próximo, existem actualmente dezenas de rebentos de ulmeiro.
Só então me apercebi quão artificial é a existência de árvores solitárias nos nossos jardins, certamente que os jardineiros suprimem os rebentos que germinam todos os anos à volta delas, caso contrário o normal seria termos florestas de árvores em cada canteiro!
Nesta época muitas árvores estão num frenesim reprodutivo, produzindo dezenas ou mesmo centemas de milhares de sementes. Foi o caso deste choupo enorme nos Olivais Sul
que espalhou sementes envoltas numa substância parecida com algodão que criou uma mancha branca no chão à volta do seu tronco, chão que mostro a seguir em pormenor
junto à base do tronco a camada de sementes ainda é mais espessa
finalizando com uma imagem do tronco e de algumas folhas para confirmar que se trata de um choupo
2 comentários:
~~Sempre tive curiosidade de poder identificar uma árvore que foi instalada no recinto da última escola, onde trabalhei largos anos.
~~ Existem mais, decorando espaços de Lagos.
~ Alta, elegante, de grande copa arredondada, belíssima, mas com o defeito de, por esta altura, saturar o ambiente com estas sementes algodoadas que tudo invadem e até penetram no edifício escolar.
~ Não se parecem com este «Populus» que lhe mereceu esta postagem.
~ Por acaso, este tem folha caduca?
´~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Majo, esta tem folha caduca, tenho aliás uma série de fotos sobre esta árvore, a ganhar folhas na Primavera passada, que vou publicar em breve.
Poderá ver algumas árvores num guia de 25 árvores de Lisboa que referi aqui: http://imagenscomtexto.blogspot.pt/2013/07/vinte-e-cinco-arvores-de-lisboa.html
E sobre esta árvore, do que li aqui: http://dias-com-arvores.blogspot.pt/2011/07/estranho-polen.html
parece-me agora que será um Populus x canadensis.
Eu gostava de saber os nomes das árvores mais comuns em Portugal mas depois de conhecer uma ou duas dúzias de nomes venho-me a aperceber da enorme complexidade do tema.
Enviar um comentário