Surpreendi-me ao reparar nas estátuas de ratos nesta cobertura de um pavilhão dentro do recinto do templo de Kapaleeswarar, em Chennai.
Quando indaguei o guia sobre o motivo da representação de animais tão pouco auspiciosos, respondeu-me que eram animais simpáticos pois a sua presença era um indício de fartura de comida.
Vagueei um pouco pela net a ver se descobria alguma confirmação desta interpretação tão positiva, sem grande sucesso. Aprendi entretanto que a montada do deus Ganesh, aquela figura humana com cabeça de elefante que aparece por toda a parte na Índia, é precisamente um rato, certamente o motivo para estar representado aqui. Neste artigo da Wikipédia fala um bocado de ratazanas e ratos, a má memória que temos deles na Europa deve-se às epidemias de peste da Idade Média, em cuja propagação os ratos tiveram um papel importante.
O deus Ganesh remove obstáculos, motivo para a sua enorme popularidade, e li que a montada será um rato porque estes animais conseguem chegar a toda a parte.
1 comentário:
Isso é bem verdade: a toda a parte!
(grande praga...)
(de onde se prova que eu sou irremediavelmente europeia)
Enviar um comentário