2010-04-06

Peder Severin Krøyer

Há muitos anos banalizaram-se os posters, impressões económicas em papel de fotografias, que muitas vezes tinham como objecto quadros expostos em museus. O facto de se usar uma palavra estrangeira para exprimir este conceito mostra que ele é recente e não foi inventado em Portugal. Os posters permitiram decorações muito mais alegres e económicas do que as que tinham estado disponíveis até à época. Nos anos 70 do século XX lembro-me dos posters que permitiam cobrir uma parede ou uma porta com aquelas florestas dos países nórdicos existindo também uma companhia com sede em Copenhaga, chamada Minerva, que fazia (não a encontrei na internet logo não existe) reproduções de quadros.

A qualidade da impressão devia ser muito boa porque ainda tenho alguns posters dessa altura, se bem que algo debotados. Na altura (e ainda agora) gostei muito desta imagem, que tenho na minha casa, e que não tive até há pouco tempo curiosidade para conhecer o respectivo autor.




Mas com a internet estas pesquisas ficaram todas mais simples e procurando Kroyer apareceu-me logo uma referência ao pintor Peder Severin Krøyer (1851-1909), de nacionalidade dinamarquesa, que deve ter pintado este passeio na praia ao fim da tarde no Verão de 1893 em Skagen, no extremo norte da península da Jutlândia.

Gosto do minimalismo dinamarquês, da melancolia da paisagem, da tranquilidade das passeantes que conversam, dos reflexos dourados da luz do sol poente nos vestidos e na areia e embora aprecie muito a frequente nitidez do horizonte de Portugal, também não desgosto de ver de vez em quando esta mistura nórdica do mar e do ar.

Sem comentários: