2009-11-15

Argel

A imagem do casamento no Cairo fez-me recordar uma viagem a Argel em 2006, em que o número de antenas parabólicas neste prédio me pareceu como um indício de abertura ao exterior. Também alguma incapacidade de chegar a consensos na instalação de equipamentos colectivos...


A cidade não tem grandes atracções turísticas mas gostei dos prédios brancos com janelas azul turquesa e varandas de ferro forjado, a precisar de alguma conservação.


Ficaram poucas mulheres nesta foto, na rua havia muito mais homens que mulheres.


Na altura o fim-de-semana era à quinta e sexta-feira, sendo este último o dia da oração principal do Islão. Nos outros países do norte de África as fábricas e escritórios fecham ao sábado e domingo, o mesmo acontecendo na Argélia após a independência. Há uns 15 anos, numa aparente cedência aos movimentos islâmicos mudaram para a 5ª e 6ªfeira, o que dificultava os contactos entre firmas argelinas e estrangeiras.

Desde Julho de 2009 que passaram a descansar às sextas e sábados, passando assim a ter 4 dias úteis em comum com a maior parte do mundo. É uma reaproximação que penso ter passado despercebida para muita gente.

Sem comentários: