Vi esta planta na Praça Luís de Camões em Lagos,
não a reconhecendo imediatamente mas olhando para as pequenas flores e as folhas coloridas
constatei que se tratava de uma Buganvília, objecto duma poda pouco comum para esta espécie.
Neste post "Recortando o Céu" de Agosto de 2008 referi que as buganvílias se podem aguentar sózinhas, sem o apoio de uma parede ou de uma outra planta e neste "A globalização das plantas" de Dezembro de 2009 mostrei esta espécie de Bonsai duma Buganvília que vi em Xian, na China, também objecto de uma poda pouco comum:

3 comentários:
Acho interessante o penteado da donzela que está à sombra da buganvília.
Convinha actualizar a foto do oleandro e da bugavilia à entrada da Fortaleza de Santa Catarina
Ambos cresceram tanto que cada um deles é bem maior do que os dois juntos em 2009 (há 16 anos)
As coisas mudam
1 Se calhar, o interesse do JJ na primeira foto é a ‘planta’ que está sentada em baixo à direita, com um penteado bem curioso… Ele é que não quer confessar !!!
2 Um vizinho meu no Algarve tem uma buganvília com côres lindas a qual também cresce para o meu pátio. Gosto muito da planta, que se vê por uma das janelas da casa e que se mistura com o céu azul. Mas tenho algum trabalho a apará-la periodicamente, tarefa que não é fácil e até de algum perigo, dados os enormes e profusos espigões que esta planta desenvolve.
É por isso que alguns agricultores usam esta planta para fazer sebes defensivas dos seus pomares, por vezes alvo de visitas dos ‘amigos do alheio’. Entre Monte Gordo e Tavira há um exemplo, mesmo à beira da EN 125, ao longo de, talvez, de uns 200m…
Enviar um comentário