O JMiguel, um amigo e ex-colega, além de me enviar semanalmente as Sugestões, envia-me também várias actividades referidas pela revista francesa BeauxArts.
Desta vez apareceu uma referência sobre uma exposição em Paris dedicada a David Hockney, um nome que me era familiar mas a cuja obra tinha prestado pouca atenção.
Parece-me que já tinha visto este quadro (de 1972), talvez quando foi notícia por ter sido vendido recentemente por muito dinheiro
intitulado "Retrato de um Artista (Piscina com Duas Figuras)". Gosto da composição e do ambiente solar. Nestas reproduções passa despercebida a dimensão do original que é 213,5 cm × 305 cm , suficiente para preencher na totalidade uma parede de um quarto médio de um apartamento em Lisboa. Existem imensos sítios com imagens deste quadro. Tirei esta daqui onde existe uma com 1600x1136 pixels.
Na notícia das BeauxArts sobre a exposição de David Hockney tinha este quadro de que gostei muito, com as suas cores vivas e as curvas, as rectas e tantas formas e cores
tendo ido à internet à procura de mais versões de reproduções deste quadro. Cheguei a esta que tinha com legenda "Garrowby Hill". Presumo tratarem-se de duas versões dum mesmo motivo ou dum único fotografado em diversas etapas da sua construção.
Gosto das duas versões, prefiro a primeira, as duas mostram a enorme dificuldade da reprodução fiel das cores nos monitores de computadores, é possível que algumas cores sejam diferentes por diferenças existentes nas infinitas possibilidades de ajuste das cores dos monitores em que cada uma foi fixada.
Para finalizar mostro este autoretrato com uma sugestão de regressão infinita de quadro dentro de quadro mas que aqui se esgota na segunda figura por falta de pormenor para mais.

Sem comentários:
Enviar um comentário