2025-05-07

Conclave no Vaticano


Inicia-se hoje (07/Mai/2025) o Conclave para a escolha do novo papa. Do início das actividades faz parte a invocação do Espírito Santo para ajudar os cardeais a fazerem uma boa escolha. Vi no Expresso e a referência a este vídeo no Youtube 

 

em que se vêem os cardeais na Capela Sistina e se ouve o cântico "Veni, creator Spiritus" cuja letra em latim e português está disponível nos Dehonianos.
 
Ao princípio julguei ingenuamente que eram os cardeais que estavam a cantar, talvez induzido pelas partituras que alguns iam seguindo, mas achei estranho ouvir umas vozes femininas no coro, numa assembleia só com homens e alguém me chamou a atenção que no filme se via que os cardeais estavam calados. Talvez alguns estivessem a acompanhar baixinho...
 
O filme data de 12/Mar/2013 no início do Conclave que elegeu o papa Francisco, na sequência da abdicação do papa Bento XVI em 28/Fev/2013.
 
Em 1997 o então cardeal Ratzinger, num comentário à influência do Espírito Santo na escolha do Conclave disse que o Espírito Santo ajuda mas deixa muita liberdade aos cardeais, finalizando assim: "Evidentemente existem numerosos exemplos de Papas que o Espírito Santo nunca teria escolhido".
 
 
«
Em 1997, em uma entrevista concedida a um jornalista da televisão bávara, que lhe perguntou explicitamente se o Espírito Santo era responsável pela escolha do Papa (se pensarmos em alguns dos não tão ilustres que ocuparam o trono de Pedro ao longo da história…), Ratzinger afirmou:

“Não afirmarei dessa forma, no sentido de que seja o Espírito Santo que o escolhe. Eu diria que o Espírito Santo não assume exatamente o controle da questão, mas, como bom educador, Ele nos deixa muito espaço, muita liberdade, sem nos abandonar completamente. Portanto, o papel do Espírito deve ser entendido em um sentido muito mais elástico, não como se ele ditasse o candidato em quem se deve votar. Provavelmente, a única garantia que Ele oferece é que a coisa não pode ser totalmente arruinada. Há muitos exemplos de papas que o Espírito Santo evidentemente não teria escolhido”.

» 

No topo da  Capela Sistina existe um fresco mural enorme, feito por Miguel Ângelo, aludindo ao juízo final. Os cardeais têm ali uma lembrança que serão julgados no além, entre outras coisas, por uma boa escolha do novo papa no Conclave em que vão votar.
 
Finalizo mostrando o fresco que já mostrara neste post.
 
 


Sem comentários: