Seguindo as sugestões do João Miguel vi um documentário no canal ARTE, sobre a obra do pintor francês Eugène Delacroix, referido como um precursor dos impressionistas e um iniciador do movimento dos "Orientalistas", um conjunto de pintores europeus que se dedicaram a apresentar versões mais ou menos fantasiosas do Oriente exótico, sobretudo do mundo árabe incluindo o Norte de África.
Gostei de ver a descrição da viagem que Delacroix fez com um diplomata francês até Meknès, então residência do sultão marroquino, e do seu encantamento com o ambiente tão diferente da Europa desses tempos.
Estes documentários recorrem a reconstituições com actores e figurantes, de diversas cenas passadas, para tornar a apresentação mais interessante.
Gostei particularmente da reconstituição dos eventos associados a um casamento no seio da comunidade judia marroquina desse documentário intitulado "Eugène Delacroix, d'Orient et d'Occident" de que mostro uma breve sequência
de onde retirei este instantâneo
tratando-se duma reconstituição plausível do que poderá ter originado o quadro de Delacroix intitulado "Noces Juives au Maroc" fazendo parte da colecção do museu do Louvre que mostro a seguir
Tendo a suspeita de que havia muita fantasia no Ocidente àcerca da vida nos haréns li há muitos anos um livro da Fátima Mernissi de que gostei, numa edição em português intitulada "O Harém e o Ocidente". Entretanto emprestei o livro que se extraviou, no Wook dizem que edição está esgotada, talvez compre versão em francês.
Também gostei deste quadro "Femmes d'Alger" do mesmo pintor
Sem comentários:
Enviar um comentário