2021-02-26

Colapso da URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

 

Tenho visto ultimamente alguns documentários sobre combóios e constatei entretanto que os meus conhecimentos geográficos eram bastante vagos na área da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) que eu confundia com o império russo, sendo incapaz de localizar com exactidão a maior parte dos países que ficaram independentes após o colapso da URSS em 1991. Retirei dum artigo da Wikipédia sobre os Estados pós-soviéticos o mapa que mostro a seguir

Repúblicas da União Soviética, resultantes da cisão de 1991: 1 Arménia, 2 Azerbeijão, 3 Bielorússia, 4 Estónia, 5 Geórgia, 6 Cazaquistão, 7 Quirguistão, 8 Letónia, 9 Lituânia, 10 Moldávia, 11 Rússia, 12 Tajiquistão, 13 Turcomenistão, 14 Ucrânia, 15 Uzbequistão 


Conhecendo bem a localização dos 3 Estados bálticos Estónia. Letónia e Lituânia, dos 3 países mais a oeste, a Bielorrússia, a Ucrânia e a Moldávia e das 3 repúblicas do Cáucaso, a Geórgia, a Arménia e o Azerbeijão, não fazia ideia da posição relativa das repúblicas da União Soviética na região da Ásia Central, o Casaquistão, o Turcomenistão, o Uzbequistão, o Tajiquistão e o Quirguistão.

Tinha facilidade em designar o Casaquistão por ser o que tem muito maior área e sabia que o Uzbequistão tinha fronteira com o Afganistão, mas pouco mais. Ainda sobre a Ásia Central tirei este mapa da Wikipédia que mostra a região com mais detalhe e ainda as 3 repúblicas do Cáucaso.

A seda chinesa já chegava à Europa em pequenas quantidades no tempo do Império Romano pelo que é natural que ao longo dos séculos a Rota da Seda tenha passado por diferentes traçados e tenham sido usadas vias inteiramente terrestres ou misturas de troços terrestres e marítimos, como refere por exemplo a Khan Academy.

 As vias exclusivamente terrestres tendiam a passar pelo Sul do mar Cáspio designadamente por Samarcanda, nome de cidade que fixei como sítio exótico embora não me lembre porquê, no Uzbequistão.

Num globo das Selecções do Reader’s Digest que comprei provavelmente nos finais dos anos 70, que verifiquei agora ter “© 1976 Scan-Globe Danmark”, que constatei na internet ser um “Vintage”, tinha demarcadas as várias Repúblicas que constituíam a URSS mas, quando iluminadas por lâmpada interior do globo, tinham todas a mesma côr (à semelhança do Brasil e também da Alemanha, dividida entre a República Federal e a Alemanha de Leste) enquanto os Estados dos E.U.A. tinham direito a cores diferentes.

 De vez em quando ouço falar de várias regiões da Rússia que julgo ter actualmente a estrutura de uma Federação. Essas regiões são mostradas neste mapa a seguir, intitulado “Federal Subjects of Russia”

e alguns dos nomes são-me familiares. Desconheço o grau de burocracia que ocorre quando o combóio Transiberiano muda de uma região para outra. De S.Petersburgo para Moscovo vai-se directo num TGV, passando por vários Oblasts sem se dar por isso mas talvez na Sibéria seja mais complicado. 

 

Sem comentários: