2020-01-28

Wuhan


A minha professora chinesa, dum curso de Introdução à Língua Chinesa que segui há uns anos em Portugal, depois da sua estadia por cá foi viver na cidade de Wuhan, uma cidade chinesa onde em Fev/2018 viviam 10,6 milhões de pessoas.

Fez-me impressão existirem cidades com a população de Portugal de que nunca ouvira falar e dediquei um post a este tema há cerca de 2 anos e de que mostro um dos mapas:



Agora com a recente epidemia do novo coronavírus a cidade ficou muito mais conhecida a nível internacional. Troquei mail com a professora que felizmente está bem. Não deixo de me impressionar com a facilidade com que actualmente se contactam pessoas em terras distantes com as quais mantemos contactos muito esporádicos!

São impressionantes estas primeiras imagens da construção de um hospital novo de 1300 camas para os doentes do novo coronavírus, com conclusão prevista no prazo de uma semana



Estas multidões focadas num objectivo preciso lembram-me os filmes de Zhang Yimou em que referi num post:

«...Os dois filmes seguintes, “Herói” e “O Segredo dos Punhais Voadores”, tratam de lendas e mitos da China antiga. Mais uma vez a beleza é avassaladora (e meço bem este adjectivo que acabo de verificar nunca ter sido usado até agora neste blogue). Outras memórias que ficam são as multidões de figurantes. Uma das grandezas da China consiste na possibilidade de dispor de multidões de seres humanos que se podem concentrar numa tarefa específica, como tapar o Sol com uma saraivada de flechas.»


Para finalizar mostro uma secção de cuidados intensivos no Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan com a legenda que a acompanhava num jornal de Singapura.


In this Friday, Jan. 24,2020, photo released by China's Xinhua News Agency, a medical worker attends to a patient in the intensive care unit at Zhongnan Hospital of Wuhan University in Wuhan in central China's Hubei Province. China expanded its lockdown against the deadly new virus to an unprecedented 36 million people and rushed to build a prefabricated, 1,000-bed hospital for victims Friday as the outbreak cast a pall over Lunar New Year, the country's biggest, most festive holiday. (Xiong Qi/Xinhua via AP)




Sem comentários: