Recentemente encontrei num supermercado em Portugal um côco objecto de uma adaptação que tornava facilmente acessível a água de côco, tão apreciada nos países em que eles crescem.
Este é um dos efeitos da globalização, é possível agora aceder a alguns produtos no sítio onde vivemos sem precisar de fazer uma viagem de muitas horas. Claro que depois quando viajamos para lugares distantes esses produtos já deixaram de ser um dos motivos para fazer a viagem, mas entretanto temos acesso permanente na nossa terra a uma muito maior diversidade.
Neste caso apreciei muito o conjunto de adaptações que transforma um côco com a sua água num recipiente tão fácil de abrir como uma lata de um refrigerante, côco colocado sobre cilindro de cartão para lhe dar estabilidade e incluindo dentro desse cilindro uma palhinha telescópica que uma vez estendida já não encolhe, mostrando uma enorme atenção ao detalhe.
O côco é produzido na Tailândia e transformado em Espanha (Genuine Coconut), tendo a transformação sido objecto de um prémio (Fruit Logistica Innovation Award 2016).
Aqui tem um filme explicando como se abre o côco e como depois se pode aceder também à polpa do mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário