Existindo interpretações mais e menos estritas deste interdição (por exemplo, muitas miniaturas da Pérsia representam figuras humanas) a sua existência foi certamente um factor do desenvolvimento de padrões geométricos de grande complexidade e beleza para a pavimentação do plano e também das cúpulas, nomeadamente das mesquitas.
Neste grande plano da cúpula da mesquita e mausoléu do Kaid Bey, nota-se a sofisticação dos motivos geométricos que a ornamentam e que à primeira vista poderão passar despercebidos, dado que o contraste é dado apenas pelo relevo do desenho.
A imagem seguinte estava no site da BBC, mostrando a decoração de uma cúpula do santuário Darb-I Iman, em Isfahan, na Pérsia. O padrão geométrico tem praticamente a estrutura de um quase-cristal, sendo muito semelhante às pavimentações descobertas por Sir Roger Penrose alguns séculos mais tarde.
,%20British%20Museum.jpg)
Ainda no site da BBC descobri este quadro aqui ao lado da artista palestina Laila Shawa, intitulada "Hands od Fatima" e que julgo ser propriedade do British Museum.
É pena que uma ideia boa e prática, proteger o cabelo e a cabeça da areia e do sol, se tenha tornado numa opressão para as mulheres nalguns dos países do mundo islâmico.
Não sei qual o significado do amuleto muito comum nos países islâmicos da "mão de Fátima (filha do profeta Maomé)", uma mão decorada com desenhos e com um olho.
Embora o quadro me transmita uma grande tristeza e melancolia, é de uma grande beleza.
Sem comentários:
Enviar um comentário