No livro "O Espelho mágico de M.C.Escher" de Bruno Ernst (na versão espanhola de 1989) estão estas duas imagens em que a do lado esquerdo é um esboço a cores feito por Escher, nos anos em que viveu em Itália de 1922 a 1935, e a do lado direito é uma foto tirada do mesmo local em Março/1973. Diria que o esboço tem uma fidelidade não obsessiva à realidade.
Este conjunto de casas, foi utilizado por Escher na sua primeira "Metamorfose", de 1937, em que começando por este conjunto e através de suaves mudanças de forma acaba na figura de um chinês com um chapéu cónico tradicional.
Na sua "Metamorfose II", gravura em madeira, 1939-1940, que a seguir apresento, primeiro completa e depois nas suas várias partes, para se ver o detalhe, utiliza outra vez este conjunto de casas mas visto de outro ângulo.
A imagem completa pode ser vista também aqui, onde a fui buscar.
A imagem começa por uns quadrados que se transformam em lagartos e seguidamente em hexágonos
os hexágonos mostram-se como favos de uma colmeia onde estão larvas que se metamorfoseiam em abelhas adultas, ao mesmo tempo que o plano de hexágonos ganha volume de forma espectacular passando a ficar "perpendicular" ao plano da imagem!
As abelhas transformam-se em borboletas e colibris que preenchem o plano em conjunto com peixes que se dirigem em direcções opostas, os peixes ganhando definição e os pássaros ganhando espaço para voar
entretanto os pássaros voltam a juntar-se para preencherem o plano transformando-se em cubos que começam a formar um conjunto de casas
que mais não é do que o conjunto de casas de Atrani, desta vez vista do outro lado
Ao casario de Atrani Escher acrescentou uma ponte ligando a uma torre que pousa sobre um tabuleiro de xadrez donde regressa ao conjunto de quadrados inicial!
Encontrei esta foto de Atrani de 2003 aqui:
É uma vista aérea sem necessidade de usar helicóptero!
1 comentário:
Maravilhoso!
Enviar um comentário