2017-03-18

Dormir faz bem


"Dormir faz bem", foi o que me ocorreu quando, na sequência da publicação do quadro "Flaming June" fui à procura de outros quadros do mesmo autor e cheguei a esta imagem


sugerindo que não nos devemos levantar antes do nascer do sol. A imagem fez-me lembrar um buda de jade de Xangai, se bem que a proeminência das ancas de figuras deitadas costume aparecer com muito maior frequência nas figuras femininas do que nas masculinas.


A imagem é um detalhe desta outra


intitulada "Cymon and Iphigenia", quadro pintado por Lord Frederick Leighton, numa digitalização  que fui buscar à Wikipedia e que faz parte do Google Art Project. O artigo da Wikipédia instrui o leitor sobre os diversos personagens que fazem parte da composição.



Lord Frederick Leighton foi um pintor académico, que se relacionou com os pré-Rafaelitas, membro e depois presidente da Royal Academy.

Numa das referências do post anterior consta que foi quase esquecido no meio das revoluções da pintura do início do século XX. Agora que já passou mais algum tempo, deixou de ser uma obrigação abominar tudo o que a pintura académica nos deixou.

Gostei deste auto-retrato do pintor, com as dobras do tecido em abundância, bem como nos caracóis do cabelo, a fazer pensar nas togas dos romanos antigos e nalgumas estátuas desses tempos.



Sem comentários: