Transcrevo o resumo da IA do Google
«
A Magna Carta (ou "Grande Carta"), selada pelo Rei João da Inglaterra em 1215, foi um documento crucial que limitou o poder real, estabelecendo que o rei estava sujeito à lei, e é considerada um marco fundamental para o constitucionalismo e os direitos humanos, protegendo direitos como o devido processo legal, julgamento justo e propriedade, influenciando o desenvolvimento da democracia moderna. Forçada pelos barões ingleses para conter os abusos do rei, esta carta estabeleceu princípios como a liberdade da Igreja, a proteção contra impostos excessivos e a proteção contra prisões arbitrárias, com cláusulas como a 39 e 40 que afirmam que nenhum homem livre será preso ou prejudicado sem julgamento justo, e que a justiça não será vendida, negada ou atrasada, ainda hoje vigentes.
»
Em 2015 os barões de Inglaterra fizeram o rei João selar este documento em que o seu rei reconheceu que estava sujeito à lei, como representado no artigo da Wikipédia na ilustração seguinte
Attribution:
By James William Edmund Doyle / Edmund Evans - Doyle, James William Edmund (1864) "John" in A Chronicle of England: B.C. 55 – A.D. 1485, London: Longman, Green, Longman, Roberts & Green, pp. p. 226 Retrieved on 12 November 2010., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12046373
Uma vez que o presidente dos EUA tem ignorado todos os tratados internacionais livremente aceites pelas diversas instituições desse Estado que o antecederam, parece-me que a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) só poderá permanecer se o actual presidente dos EUA reconhecer formalmente as suas obrigações como aliado dessa organização.
Continuar a considerar que a NATO existe sem esse compromisso seria renegar a conquista feita há séculos pelos barões ingleses contra as arbitrariedades do seu rei, e por tantos outros povos de estados membros da OTAN com a passagem das monarquias absolutas a constitucionais, ou mesmo a repúblicas em que todos estão sujeitos à lei.
Poderia ser com uma cerimónia na sede da OTAN em Bruxelas em que o presidente Trump mostrasse para a TV a sua assinatura de aceitação das normas da Organização do Tratado do Atlântico Norte, ou então noutro sítio a combinar mas sempre com cobertuta televisiva.

Sem comentários:
Enviar um comentário