Escrevi este post depois de ter visto este programa da Arte.TV sobre esta pintora, de 52 minutos, recomendado em email de 15Mai2025 e disponível no sítio da ARTE.TV até 29/11/2025.
A artista teve uma infância de pobre, filha de mãe solteira, tendo a certa altura sido modelo de vários pintores que ficaram famosos. Entre outros foi modelo de Pierre Auguste Renoir, por exemplo neste quadro intitulado “Dance à Bougival(1883) em que tinha 18 anos”.
As entradas da Wikipédia sobre Suzanne Valadon são mais diferentes nas diferentes línguas do que é habitual, sendo mais curta em português, e normais em francês e em inglês.
Acho que o que me impresionou mais na sua biografia foi o facto de ter aproveitado a sua profissão de modelo para aprender com os mestres pintores para quem posava.
Degas ajudou-a muito na sua carreira de pintora comprando as suas obras iniciais, e sobretudo considerando-a “um dos nosssos”.
Produziu muitas obras de que destaco este “Verão ou Adão e Eva” de 1909, já com 42 anos em que participou como modelo, juntamente com o seu segundo marido Utter, 21 anos mais novo.
Sobre o Pecado Original (de que fiz um post) gostei desta versão não biblica em que a tomada da maçã é um acto do casal, aparentemente sem intervenção da serpente tentadora sobre a “frágil” mulher. E julgo pouco comum que o/a cônjuge do artista seja pintado nu juntamente com a/o artista. O facto de o quadro referir “Verão” no seu título parece-me adequado para justificar em parte a nudez do casal.
O ficheiro original donde obtive esta versão com menos pixeis está aqui disponível na Wikipédia.
Pertencendo a obra ao Museu de Arte Moderna de Paris, terá talvez sido fotografado numa exposição temporária em “Barcelona” que aparece entre parênteses no nome do ficheiro jpg.
A representação de cores em monitores de computadores tem vindo a melhorar, às vezes, quando se trata de fotografias de situações reais, se as cores estiverem forçadas em relação ao esperado poder-se-á escolher entre várias versões mostradas pelo Google. Para quadros o julgamento da maior verosimilhança duma versão em relação a outra é muito mais difícil dado que o artista pode ter optado por usar precisamente cores mais forçadas. Dada a minha experiência positiva com as reproduções na Wikipédia admito que a versão acima seja mais fiel do que esta a seguir, cuja origem não me recordo, talvez tenha sido retirado vídeo da Arte.TV
A versão seguinte talvez tenha sido também da Arte.TV, presumivelmente uma versão inicial em que era mostrado o pénis do Adão
A estas cores desta imagem preferi as da imagem imediatamente anterior pelo que mostro a nova versão em que usei como referência a cor de parte do pescoço da Eva
A pintora foi inovadora noutras representações da nudez masculina como nestes "Pescadores lançando as suas redes" de 1914 que copiei da Wikipédia aqui ,
quando era na prática proibido a mulheres pintoras representar homens nus.
Embora nas obras de Suzanne Valadon predominem pessoas no interior de casas, bastantes vezes com mulheres nuas, estas são representadas com a discrição possível neste género de pintura como no exemplo a seguir de 1922 que copiei da WikiArt
Para finalizar mostro este “La Chambre Bleue” de 1923 da Wikipedia
que mostra aspectos menos positivos desta pintora, os seus quadros são representações interessantes e fiéis da realidade mas os cenários e às vezes também os modelos deixam muito a desejar no que à beleza diz respeito.

_L'%C3%A9t%C3%A9_ou_Adam_et_Eve_-_Suzanne_Valadon_-_Mus%C3%A9e_national_d'Art_moderne_Paris(800px).jpg)
.jpg)
_La_chambre_bleue_-_Suzanne_Valadon(1923).jpg)
.jpg)