2022-08-25

Porquê "eggplant"?

 

Neste período estival, ao ler a receita  diária que aparece no fim do "daily briefing", gentilmente enviado gratuitamente pelo New York Times, apareceu-me mais uma vez uma referência a "eggplant" (a palavra usada por norte-americanos e australianos quando referem a beringela), na receita diária mostrada no fim do email.

Desta vez decidi-me a investigar porque seria que usam um termo que traduzido literalmente daria "planta do ovo".

Googlei (eggplant etymology) e apareceu-me logo que a razão era porque uma das variedades de beringela cultivada anteriormente era de cor branca, em vez da cor roxa que é actualmente mais comum.

Consultei a Wikipédia que refere que o nome original teria tido origem na Índia, de onde passou pelos persas, árabes e península ibérica onde gerou a palavra "beringela " em Portugal e "alberenjena" em Espanha, tendo desta última originado "aubergine", em uso em França, Reino Unido , Alemanha e outros países.

O termo "eggplant" é explicado pela imagen seguinte, retirada do artigo da Wikipédia acima referido

By Horticulturalist RJ - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=48026339

 

em que se vê uma beringela branca ladeada por dois ovos de galinha. A semelhança com um ovo de galinha do fruto da variedade de beringela de cor branca, no estado inicial do seu desenvolvimento, é a razão para usarem o termo "eggplant".

Quando fica madura a variedade branca deixa a forma de ovo ficando com a mesma forma da variedade roxa, actualmente mais comum, conforme se constata na imagem seguinte

By J.E. Fee - originally posted to Flickr as Three Types of Eggplant, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4033839





Sem comentários: